capa

Como usar de forma consciente o valor do 13º salário?

Pagar dívidas, antecipar impostos, viajar e investir são algumas das opções

publicidade

Como acontece todos os anos, até o dia 30 de novembro será paga a primeira parcela do 13º salário para quase 52 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Já a segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro. Também têm direito ao 13º aposentados e pensionistas, porém, assim como em 2021, o INSS antecipou as parcelas para maio e julho. 

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento desse direito aos trabalhadores deve injetar, neste final de ano, R$ 167 bilhões na economia. Você já sabe que destino dar a esse dinheiro quando ele entrar na sua conta? 

Se você tem dívidas, pague ou amortize

Quem está endividada pode usar o 13º para pagar essas contas em atraso. Comece pelas dívidas com as taxas de juros mais altas (como cheque especial e rotativo do cartão de crédito). Você também pode tentar renegociar valores e condições – entidades como o Serasa e a Federação dos Bancos, assim como as lojas e instituições financeiras, fazem os tradicionais feirões para ajudar os credores a limparem seu nome. Liste suas dívidas e tente negociar! E se o valor do 13º não for suficiente para quitar a dívida, use-o para amortizar. Ao diminuir o valor devido, você automaticamente paga menos juros.

Aplique na sua reserva de emergência

Se você não tem dívidas, pode usar o 13º para aumentar a sua reserva de emergência. E se ainda não tiver uma, é um excelente aporte para começá-la. A recomendação é que a reserva de emergência corresponda a seis meses de salário, que vão proteger você de dívidas em caso de imprevistos, como demissão, doença própria ou na família. A reserva de emergência pode ser investida em produtos financeiros com resgate imediato, como a tradicional poupança, fundos DI ou títulos públicos atrelados à Selic.

Invista o dinheiro

Se a reserva de emergência está em dia e você não tem dívidas, que tal investir o dinheiro? Você pode optar por investimentos que atendam a desejos futuros, como uma aposentadoria, a viagem dos sonhos, comprar um imóvel... Defina seu objetivo, trace metas e comece com o 13º!

Antecipe as contas de 2023

Janeiro está logo ali e com ele vem o IPVA, o IPTU, a renovação da matrícula da escola das crianças e a enorme lista de material escolar. Você pode usar o 13º salário para pagar essas contas típicas do início do ano sem apertar o orçamento mensal. 

Mime-se!

É claro que nem tudo são dívidas, contas e investimentos. Você certamente pode usar o dinheiro extra de fim de ano para se presentear. Quer trocar de celular? Comprar uma bolsa nova? Faça! Mas lembre-se que dinheiro é coisa séria e, por isso, você deve usá-lo de forma consciente. Planeje a compra e pense no longo prazo.


compartilhe