capa

Boleto falso: veja 5 dicas para se proteger e não cair no golpe

Saiba quais cuidados tomar para não se ser mais uma vítima de golpistas ao efetuar o pagamento de um boleto bancário

publicidade

O golpe do boleto falso é um dos mais comuns no Brasil e, como durante a pandemia o volume de compras online aumentou, os criminosos viram nessas transações uma boa oportunidade para confundir os consumidores e fazer novas vítimas.

Para não cair nessas armadilhas, é preciso ficar atento a pequenos detalhes e se manter informado, afinal de contas, a cada dia, os golpistas aprimoram seus métodos e técnicas para ganhar um dinheiro fácil. Por isso, o Bella Mais separou 5 dicas de cuidados para você tomar ao realizar o pagamento de um boleto bancário. Veja abaixo:

Confira os dados do boleto

Uma das suas primeiras ações ao receber um boleto deve ser a checagem das informações que constam no documento. Verifique se os dados de quem vai receber estão corretos - e se são os mesmos da empresa ou pessoa que realizou a venda para você -, observe a formatação do boleto, o valor a ser pago e ainda, possíveis erros de português. 

Cuidado durante a emissão do documento

Procure emitir ou baixar o boleto diretamente no site do banco ou da empresa para a qual você realizará o pagamento e verifique se o endereço da página começa com HTTPS e possui um cadeado. Tome cuidado com boletos que precisam ser baixados em novas guias ou enviados por e-mail. Nesses casos, preste muita atenção ao remetente, confira o endereço de quem enviou e as informações do documento. Desconfie de mensagens que peçam para clicar em links que redirecionam para sites de terceiros a fim de emitir o boleto.

Atenção ao código de barras

Boletos falsos geralmente apresentam problemas durante a leitura do código de barras, fazendo com que a vítima tenha que digitar toda aquela sequência de números de forma manual. Por isso, sempre priorize efetuar o pagamento através da leitura do código, seja pela câmera do celular ou no caixa eletrônico, e fique atento caso ocorra algum tipo de erro, pois há chances de o documento ser fraudulento. Observe também se o código de barras apresenta falhas ou muitos espaços em branco.

Confirme os primeiros dígitos do código de pagamento

Os três primeiros dígitos de um boleto sempre identificam o banco que o emitiu. Cada instituição tem uma sequência de números específicos, por exemplo: os boletos da Caixa Econômica Federal começam sempre com o número 104. Antes de efetuar o pagamento, você pode pesquisar os três primeiros dígitos do seu boleto e confirmar se coincidem com a instituição que emitiu ele.

Evite usar o Wi-Fi público para fazer transações

Ao realizar uma compra, evite usar redes de Wi-Fi públicas - que são acessadas por várias pessoas em lojas, shoppings, etc - pois através delas, golpistas podem executar ataques no roteador e falsificar páginas ou interceptar o envio de boletos. Por isso, use redes particulares ou até mesmo a internet móvel do seu celular para baixar os documentos ou efetuar o seu pagamento.


compartilhe