capa

Mulheres têm mais dificuldade de organizar as finanças após o divórcio

Fechar as contas em meio a uma nova configuração familiar não é uma tarefa, principalmente para as mulheres

publicidade

O divórcio afeta a vida e a rotina de uma família de muitas formas, inclusive sob o aspecto financeiro. A nova configuração, sem a presença de um dos cônjuges, exige também uma nova gestão das finanças e são as mulheres que têm mais dificuldades de fechar as contas.

Por que isso ocorre? Segundo a advogada especialista em família, Paula Britto, há uma relação com a divisão histórica de papéis e tarefas. Enquanto o homem era visto como provedor, cabia a mulher ser a cuidadora. 

“Mesmo que hoje as mulheres estejam ativas no mercado de trabalho, ainda temos uma desigualdade salarial de gênero. Normalmente, os homens ainda são os provedores financeiros do lar ou, no mínimo, contribuem mais do que elas. Assim, diante de um divórcio, há uma quebra financeira familiar”, explica. 

Como a administração das finanças geralmente não é uma responsabilidade das mulheres, com a separação, elas acabam tendo uma dificuldade maior para assumir essa obrigação.

E agora, como cuidar da gestão dos recursos?

Com o divórcio, há uma divisão de despesas e é importante compreender que não se poderá mais contar com os mesmo recursos financeiros que a família dispunha anteriormente. Conforme esclarece a advogada, essa divisão é feita levando em conta a proporção dos custos que se tem e as possibilidades de contribuição do pai e da mãe. 

Para conseguir se organizar melhor, Paula sugere que a mulher busque conhecimento e auxílio através de ajuda técnica. Além disso, ela deve fazer um mapeamento dos custos familiares e elaborar um planejamento financeiro adequado à sua realidade.      

Pensando em apoiar as mães a organizar a vida financeira nessa fase de grande mudança, a advogada uniu-se à engenheira Débora Luft, especialista em Planejamento Financeiro Pessoal, para oferecer o curso introdutório sobre planejamento de finanças.

“A ideia do curso surgiu ao identificar, em atendimentos, esta necessidade de apropriação do tema pelas mulheres e um medo muito grande quanto às incertezas financeiras do futuro. Então é uma forma de normalizar a temática e contribuir com uma ajuda na condução do pré e pós divórcio”, comenta Paula.

O curso “Planejamento financeiro para mulheres em contexto de pré e pós divórcio” ocorrerá na próxima segunda-feira, 15.08, de forma online. A metodologia aplicada terá foco no entendimento das possibilidades de como passar por esta transição de forma mais segura, tomando as melhores decisões no que tange à nova realidade financeira. “Vamos oferecer um suporte técnico, com acesso a dicas de como conduzir de forma assertiva a reorganização financeira”, afirma Paula. 

Serviço

O quê: Curso introdutório: Planejamento financeiro para mulheres em contexto de pré e pós divórcio.

Quando: 15 de agosto (segunda-feira)

Horário: das 19h às 21h

Em formato online

Valor: R$ 100,00

Ingressos pelo Sympla: https://bit.ly/3zVxms8 

 


compartilhe