capa

Administre seu dinheiro e equilibre as contas neste final de ano

Especialista dá dicas para você se planejar financeiramente para as despesas do período

publicidade

O ano de 2021 está acabando e agora falta muito pouco para a chegada de 2022. Esse período, entre o término de um ano e início de outro, é sempre marcado por comemorações e também por muitas despesas. Compras de Natal, viagens de férias, impostos da casa e do carro, escola dos filhos…esses gastos exigem bastante do orçamento do lar e é necessário administrar bem as finanças para equilibrar as contas e não se endividar.

Comece analisando sua situação financeira atual

O primeiro passo para fazer isso, conforme explica o economista e educador financeiro Everton Lopes, é analisar atentamente a sua situação financeira atual. “Para organizar-se financeiramente, é preciso que se dedique um tempo para olhar as suas finanças. Através de uma planilha, aplicativo, agenda ou o que mais lhe deixar confortável, coloque de um lado todas as suas despesas - não pode esquecer nenhuma! - e do outro, todas as suas receitas. As receitas devem ser maiores que as despesas. Caso não seja, verifique onde é possível reduzir ou eliminar gastos”. 

Para evitar o endividamento, é importante que a pessoa viva dentro da sua realidade financeira. Ou seja, nada de gastar mais do que se ganha, e isso também vale para o período de férias. O economista sugere que as despesas desse período sejam pagas à vista, pois assim, é possível conseguir descontos. 

Além disso, você pode aproveitar esse período para estabelecer metas financeiras e se planejar para o próximo ano. O educador financeiro, no entanto, aconselha: “Antes de traçar novos planos, olhe para os do ano passado. Veja quais foram realizados e quais ficaram para trás e não se cobre tanto por isso. Lembre-se de prometer o que realmente for possível realizar”. 

Falta de planejamento pode comprometer o orçamento

A falta de um planejamento financeiro, é, inclusive, um dos principais erros cometidos durante o período de final de ano e pode comprometer as finanças para o ano seguinte. “Infelizmente, é um costume as pessoas não se planejarem ao longo do ano, ‘empurrando com a barriga’ seus problemas e preocupações financeiras. E, com as festas e férias, a situação se agrava, fazendo com que muitos comecem o ano sempre da mesma forma, por vezes, já endividados. Por isso, é necessário ter consciência financeira e entender que os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são os mais pesados para o orçamento familiar e começar a se planejar previamente”, ressaltou o economista. 

Everton listou ainda algumas dicas para quem deseja administrar bem o dinheiro neste final de ano e evitar o endividamento em 2022, confira:

- Compre o que precisar, quando precisar e não só porque está na promoção;

- Faça as seguintes perguntas quando for comprar algo: Eu preciso disso? Cabe no meu orçamento mesmo que eu parcele? É possível pagar à vista?

- Reserve pelo menos uma hora por semana para dar uma olhada em suas finanças;

- Dê mais valor às coisas que você já tem e planeje-se para adquirir aqueles que estão na sua lista de desejos;

- Viva dentro da sua realidade financeira, gastando menos do que ganha.


compartilhe