capa

Saiba como utilizar o 13º salário para quitar as dívidas

A primeira parcela está chegando e, antes de sair gastando, veja como ele pode ajudar suas finanças

publicidade

Um dos momentos mais esperados nesta época do ano para os assalariados é o pagamento do 13º salário. A primeira parcela é recebida até o dia 30 de novembro e a segunda, até dia 20 de dezembro. Para aproveitar este “bônus” da melhor forma, é preciso planejar em que ele será investido. 

Usar o 13º salário para quitar as dívidas do ano é uma boa estratégia de organização financeira. Segundo a professora da Escola de Negócios da PUCRS, Frederike Mette, sempre vale a pena ressaltar que todas as dívidas compreendem um acúmulo de juros sobre o valor devedor. “Desta forma, utilizar os recursos do 13º salário para buscar minimizar ou zerar o endividamento das pessoas sempre é uma ótima escolha”, indica.

Por onde começar

É preciso elencar prioridades - aquelas dívidas que devem ser quitadas primeiro. De acordo com Frederike, para isso, deve-se buscar compreender e analisar qual a taxa de juros que incide sobre cada valor. “Assim, deve-se priorizar sempre o pagamento das dívidas mais caras, ou seja, aquelas que possuem mais juros. Normalmente estas são àquelas derivadas de crédito rotativo, como cheque especial e cartão de crédito”, explica. E essa mesma lógica deve ser usada caso o valor do 13º não seja suficiente para quitar todos os débitos.

Fuja das dívidas

Ainda segundo Frederike, é possível chegar ao final do ano sem dívidas. Ela indica como: “É preciso ter um consumo consciente, evitar compras por impulso e, ao decidir a compra de qualquer coisa, incluí-la na organização e planejamento financeiro, a fim de compreender se ‘é possível’ cumprir com essa obrigação”, finaliza a professora.


compartilhe