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Andrea Klemm: “Com a digitalização, não existem mais barreiras a romper”

Em entrevista ao Bella Mais, a CEO da DK Fashion Marketing fala sobre os desafios de se empreender no mundo da moda e em meio à tecnologia

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Fundada em 2021, em plena pandemia, a DK Fashion Marketing - empresa focada em comunicação de moda - completou em setembro seu primeiro ano de atuação, já com marcas como Colcci e Forum entre seus principais clientes. O negócio nasceu como um Spin Off da agência Escala e tem como CEO a jornalista Andrea Klemm. 

Natural de Porto Alegre, Andrea tem especialização em branding e experiência no segmento da moda. “O mundo fashion sempre permeou a minha carreira. Comecei no marketing feminino da Grendene, trabalhando diretamente com uma comunicação direcionada para moda. Oito anos depois, fui para a agência Escala, onde criei o núcleo de moda e ali atendi várias marcas do Rio Grande do Sul e também nacionais. Esse núcleo cresceu e virou a DK Fashion Marketing, uma boutique de inteligência criativa”, explica.

Atualmente, a empresa especializada em comunicação de moda, tem se tornado uma referência no mercado nacional e já comandou ações com a participação de nomes como as cantoras Anitta e Juliette, além de atrizes, atletas e influenciadores digitais. Para comemorar o seu aniversário de 1 ano, a DK está ampliando o tamanho de sua sede em Porto Alegre e, além disso, realizou seu primeiro trabalho internacional, com o lançamento da nova coleção da Colcci na Semana de Moda de Paris, na França.

Desafios, planos e dicas para empreendedores

Em entrevista ao Bella Mais, a CEO da DK contou mais detalhes sobre o primeiro ano de atuação da agência - cujo proposta é ser uma boutique de inteligência criativa - e falou sobre os planos para o futuro da empresa. Ela também trouxe dicas para futuras empreendedoras. Confira abaixo o bate-papo exclusivo:

Bella Mais - Como foi este primeiro ano da DK Fashion Marketing?

Andrea Klemm - Revolucionário, de muitos desafios e conquistas, aprendizados e alegrias. Acima de tudo de muito trabalho pois empreender é uma novidade na minha trajetória de anos de profissão. Ver um sonho se tornar realidade e alcançar resultados tão importantes em tão pouco tempo é recompensador. Estamos nos firmando como referência no mercado e sentimos o acolhimento da nossa proposta inovadora, percebemos onde estão nossas forças e fraquezas, o que nos ajudou a olhar pra frente e ajustar aquilo que aprendemos para seguir crescendo.

Bella Mais - Quais dificuldades encontrou para romper o eixo RJ-SP e se consolidar no mercado de comunicação de moda?

Andrea Klemm - Com a aceleração da digitalização em função da pandemia não existem mais fronteiras e por isso não há o que romper, mas sim como participar e agir sobre as possibilidades e oportunidades que o mundo digital nos trouxe. Hoje, estar em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro ou Nova Iorque não faz a menor diferença. Estão todos acessando as mesmas informações e bebendo das mesmas fontes, o que nos diferencia é a inteligência criativa que se usa em cima dessa leitura. Estive em Paris, na Semana de Moda, fazendo um lançamento de cliente, rodeada de brasileiros no backstage e nos holofotes. Nosso foco é, cada vez mais, marcar presença em todos os movimentos importantes para o mundo fashion.

Bella Mais - Quais os principais desafios de ser uma mulher, empreendedora e CEO em um negócio no segmento de moda?

Andrea Klemm - Acho que não existe um único principal desafio, mas alguns, e não me refiro aqui a só ao mundo da moda, mas para qualquer segmento. A persistência, é um deles, não desistir e não titubear diante das dificuldades que encontrar pelo caminho. Ter consciência de que elas fazem parte da caminhada nos ajuda a levantar no dia seguinte. Engajar uma equipe o tempo todo é um outro super desafio; manter o olhar atento ao seu time, (que ao meu ver é o nosso principal ativo) é um desafio diário para qualquer empreendedor. E por último, buscar constantemente a inovação. Aqui não me refiro só à tecnologia, mas a novos formatos e processos, com o intuito de agregar, simplificar e qualificar a entrega e captar dados relevantes para o negócio do cliente.

Bella Mais - Quais são os planos da agência para 2023?

Andrea Klemm - Nosso plano para 2023 é consolidar aquilo que plantamos em 2022. Crescer qualitativamente o portfólio de marcas atendidas e aprimorar cada vez mais a nossa equipe. Dessa forma estaremos crescendo de forma saudável e consistente. Somos uma empresa com olhar empático, práticas sustentáveis e focada na diversidade, e a meta é ampliarmos o olhar para o mercado atual seguindo esses pilares.

Bella Mais - Quais dicas pode dar para outras empreendedoras que sonham em atuar no mercado nacional?

Andrea Klemm - Quando surgir a vontade de empreender, de mudar, vá lá e faça. O planejamento do negócio, a observação e análise do mercado, da concorrência, as ferramentas disponíveis em termos financeiros e de recursos humanos são essenciais. É preciso ter coragem de arriscar e uma dose relevante de pé no chão e visão de futuro, das possibilidades de crescimento e flexibilidade para mudanças de rota, sempre que necessário. Acredito que não exista um perfil empreendedor, mas que muito estudo e horas de foco no planejamento fazem toda diferença.

por Vitória Nunes Soares

Como boa repórter, está sempre pronta para aprender sobre todas as coisas. Tem estilo low profile, ou seja, é meio sumida das redes sociais pois prefere viver.


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