capa

Da cozinha da mãe ao empreendedorismo: conheça a trajetória de Mazé Lima

A empreendedora conversou com exclusividade com o Bella Mais e dividiu sua história com a Mazé Doces

publicidade

Ser demitida após a licença maternidade. Infelizmente essa é a realidade de muitas mulheres e foi assim com Maria José de Lima Freitas, a Mazé Lima, em 1999. Depois de um ano procurando trabalho sem sucesso, ela decidiu que criaria seu próprio emprego e ainda geraria outros. 

“Percebi que aquela semente que minha mãe plantava em mim na infância, de me obrigar a fazer doces com ela, seria o meu trabalho”, conta. E assim foi o início da Mazé Doces, empresa que hoje gera dezenas de empregos, produz toneladas de doces artesanais, fatura milhões e sustenta toda uma cadeia de produtores de frutas.

Mazé será uma das palestrantes da Gramado Summit 2023, mas antes de desembarcar na serra gaúcha, ela conversou de forma exclusiva com o Bella Mais para contar sobre sua trajetória empreendedora. Confira:

Bella Mais - Como foi o crescimento da empresa até onde estão hoje?

Mazé Lima - Foi lento, mas foi consistente. Eu não tinha a intenção de ter um negócio, até que um dia o dono de uma lanchonete onde eu estava vendendo os doces me desafiou a fazer doces com frutas cristalizadas. Foi aí que busquei ajuda no Sebrae e descobri a palavra empreendedorismo. Aos poucos criei minha empresa e a formalizei cinco anos depois. Fomos aos poucos crescendo e conquistando clientes. Hoje, já se passaram 23 anos do começo. Produzimos toneladas de doces artesanais e sem aditivos químicos mensalmente, temos parceiros e pontos de vendas espalhados por todo o Brasil, além de vendermos pela internet também. 

Bella Mais -  Para você, como é ser mulher e empreender no Brasil?

Mazé Lima - É um grande desafio empreender no Brasil, afinal, temos uma das maiores taxas de impostos no Brasil. Também enfrentamos adversidades variadas. Mas apesar disso, acredito que temos que estar firmes nos nossos propósitos. Empreender também me trouxe muitas felicidades, me deu a possibilidade de tirar eu e meus filhos de uma situação extremamente difícil e nos levou para uma vida confortável. E o empreendedorismo também é transformador para todos que nos cercam, para o lugar onde vivemos, para quem cruza os nossos caminhos.

Bella Mais - Quais as principais dificuldades enfrentadas durante o processo?

Mazé Lima - Muitas as dificuldades enfrentadas no início. Dentre elas, no início a falta de conhecimento. Eu não sabia direito fazer doces. Eu fazia aqueles docinhos muito simples. Eu falo que os mais simples são os mais difíceis. Eu não entendia nada sobre gestão. Nem me imaginava tendo um negócio. Eu não tinha dinheiro. Então, eu tinha um único desejo, prover a minha família e gerar empregos. Então isso foi a mola propulsora.

Eu tive que voltar a estudar, fiz diversos cursos do Sebrae para aprender a fazer contas, e entender o ponto de partida. Hoje, o maior desafio é formar pessoas, capacitar pessoas. Nenhum negócio é sustentável se não tiver pessoas. Atualmente, 98% da empresa é formada por mulheres e eu tenho orgulho dessas mulheres incríveis que fazem parte do nosso time. Com coragem e determinação conseguimos seguir firmes.

Bella Mais - O que você tem a dizer para outras mulheres que querem se tornar empreendedoras?

Mazé Lima - Acreditem em vocês e em seus sonhos. Sigam firmes no seu propósito. Não importa se as pessoas que estão ao nosso redor não acreditem na gente, é preciso seguir em frente, sem desistir. Confiem em si mesmas!

por Mariana Nunes

Mariana Nunes é jornalista. Ama café, praia, chocolate e futebol - não necessariamente nessa ordem. É torcedora fervorosa do Internacional e repórter do Bella Mais. @a_marinunes


compartilhe