capa

Clarissa Millford viu na plataforma de vídeos curtos uma oportunidade para se reinventar

Produtora gaúcha faz sucesso ao criar Academia de TikTokers

Com 3 bilhões de usuários, rede social ganha cada vez mais adeptos

publicidade

Que o TikTok é um sucesso não há dúvidas. A plataforma de vídeos curtos já ultrapassou o Facebook em número de downloads e acumula, atualmente, mais de 3 bilhões de usuários. Mas o que várias pessoas ainda não sabem é que o aplicativo não tem apenas dancinhas e desafios. 

Muitos empreendedores estão usando a rede para fazer negócios e foi com o objetivo de auxiliá-los a produzirem conteúdos em vídeo pensados estrategicamente para vender no digital que a produtora gaúcha Clarissa Millford criou a Academia de TikTokers.

Clarissa é formada em Cinema e Administração de Empresas, se especializou em vídeos curtos da New York Film Academy e possui ainda mestrado em design estratégico com foco em inteligência criativa. Entre seus trabalhos, estão séries e filmes premiados nos maiores festivais do mundo como Cannes e Berlim e disponíveis na Netflix, Amazon e Net Now. 

Como surgiu a Academia de TikTokers

Além de atuar como professora universitária, Clarissa tem uma produtora audiovisual e no início da pandemia passou por um momento difícil. Devido às restrições sanitárias da época, vários de seus projetos junto à empresa foram inviabilizados e as atividades paralisadas.

“Naquele momento, além de não ter a menor ideia do que fazer, ainda precisei dispensar um equipe de mais de 80 pessoas que estavam prestes a iniciar um projeto”, relembra a produtora. Ela relata, então, que passou a ser procurada por profissionais e empreendedores que queriam se comunicar com seus clientes através de vídeos nas redes sociais. Foi aí que o aplicativo que daria nome à Academia entrou na vida de Clarissa e a empresária percebeu uma oportunidade para se reinventar durante a pandemia.

“Conheci o TikTok e passei a fazer alguns testes na nova plataforma. Depois de descobrir o alcance oculto que existe no seu algoritmo, eu tive certeza que precisava unir essa entrega com os conhecimentos em vídeo e transmitir isso para as pessoas”, conta Clarissa.

A ideia precisou ser validada

Sobre o processo de criação da escola para tiktokers, a produtora explica que com a ajuda do sócio, Diego Davoli, foram feitos, no início, muitos testes na plataforma até validar e consolidar sua ideia inicial. Lives e até aulas gratuitas os auxiliaram a entender como as pessoas aceitariam os conteúdos da Academia. 

“Com base nessas percepções, análises e nos feedbacks que recebíamos do público, aprimoramos o nosso produto e o conteúdo do curso para agregarmos ainda mais valor ao nosso cliente”, esclarece Clarissa.

Criada em 2020, a escola conta com um curso com metodologia exclusiva, que ensina desde a montagem de cenários até o roteiro e edição de vídeos no formato das plataformas. A produção de conteúdo para o aplicativo exige conhecimento técnico, timing e estratégia para quem deseja potencializar seu negócio: “Não se trata simplesmente de ligar a câmera e sair postando", ressalta.

Planos para o futuro

Hoje a Academia de TikTokers está consolidada no mercado digital e segundo Clarissa, é a maior escola voltada ao ensino sobre plataformas de vídeos curtos em atividade no Brasil, com mais de 2500 alunos ativos. E, apesar de levar o TikTok no nome, o curso foi se expandindo e atualmente ensina também técnicas para Reels e Youtube Shorts.

Em relação ao futuro do negócio, o objetivo é manter-se no posto de “maior escola de vídeos curtos do país” e aumentar em quatro vezes o número de alunos. “Novos produtos estão no radar também, mas sempre se mantendo no nosso universo de expertise, que são os vídeos curtos, independente da plataforma”, afirma a produtora.


compartilhe