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Startup gaúcha aposta na democratização dos vestidos de noiva

“O Amor é Simples” tem como objetivo oferecer vestidos com valor acessível e que tenham a cara das noivas

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A escolha do vestido é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes e especiais de um casamento. Para a gaúcha Laís Ribeiro, porém, o momento foi traumático. Ela optou por uma festa simples e estava com o orçamento apertado e encontrou muitas dificuldades para achar um modelo que combinasse com a sua cerimônia e com valor acessível. 

Depois de morar um tempo fora do Brasil, quando retornou ao país, encontrou uma amiga na mesma situação. “Na época, conversamos sobre como a indústria de casamentos é excludente e as lojas de aluguel fazem contratos difíceis e caros. Pensamos que não tinha ninguém na internet vendendo vestidos de noiva simples para cerimônias menores. Então tivemos a ideia de trazer esse produto para o mercado, chamando uma terceira sócia para fazer a parte financeira”, conta a empresária.

Foi assim que, em 2014, nasceu “O Amor é Simples”, que oferece opções de vestidos de noivas simples, bonitos, com valor acessível e que fossem a cara das noivas. O negócio começou inicialmente via e-commerce, mas quatro anos depois, em 2018, foi aberta a loja física, em Porto Alegre. “Além disso, também enxergamos que poderíamos trabalhar com lojas temporárias, em outros lugares do Brasil. Chegamos a R$ 1 milhão em vendas em 2018, somando todos os canais: online, lojas física e temporária. E esse é o nosso modelo de negócio atualmente, omnichannel”, explica Laís.

Além da loja física, na rua Miguel Tostes, em Porto Alegre, as noivas têm acesso aos vestidos através do site da empresa.

Vestido de noiva digital

O ano de 2020 foi desafiador para todos os segmentos do mercado e o setor de eventos, que inclui os casamentos, foi sem dúvidas um dos mais atingidos. Na época, as festas estavam sendo canceladas e as lojas físicas e temporárias tendo de ser fechadas. A única alternativa que restava era se reinventar.

“Nesse momento, entendemos que nosso bem mais precioso é o design e o entendimento de vestido de noiva, que pode ser confortável, bonito e não precisa ser caro, nem cheio de pedrarias. Sendo assim, acreditamos que qualquer costureira pode executar nosso vestido se tiver em mãos a nossa modelagem. Foi aí que veio a ideia do vestido de noiva digital”, relata.

Desenvolvido em parceria com a Maximus Tecidos, oferece três opções de peças - as que fazem mais sucesso entre as clientes - desenhadas pela estilista da empresa, Évelin Bordin, e que podem ser compradas tanto por noivas, quanto por costureiras. Os moldes podem ser adquiridos no site.

“Tendo isso e a própria noiva comprando seus tecidos, ela pode fazer quantas provas quiser junto com a costureira dela pra ir montando com calma, principalmente num ano que não se tinha tanta pressa para casar. Acabamos vendendo mais para costureiras do que para noivas, porque elas viram nessa modelagem uma possibilidade de expandir o portfólio delas, já com um molde assinado por nós”, comenta Laís.

Retomada e novos hábitos

Com a retomada dos eventos e do mercado dos casamentos, a empresa identificou um novo fenômeno entre as noivas: o pouco tempo para organizar a celebração. “Parece que algumas adiaram tanto a sua festa, que agora decidiram fazer o quanto antes e comprar logo o vestido. Na loja temporária que fizemos recentemente em São Paulo, 50% das clientes que compraram tinha menos de seis meses para o casamento. Já 15% tinha menos de dois meses. É um fenômeno novo. Vemos que as pessoas voltaram a planejar seu casamento e estão sentindo segurança de casar em 2022”, observa. 

Outra tendência que chegou para ficar nesse mercado são os chamados mini weddings - casamentos mais simples e com um número reduzido de convidados. “As pessoas vão continuar se casando ao ar livre e convidando menos gente. Essa tendência só tende a expandir”, finaliza.


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