capa

Caren buscou uma consultoria empresarial antes de empreender

Coragem para mudar de carreira: conheça duas mulheres inspiradoras

Empreendedoras gaúchas abandonaram antigos empregos para apostar no próprio negócio

publicidade

É preciso coragem para mudar de carreira. A estabilidade de um emprego fixo e a garantia do salário muitas vezes colaboram para que  o sonho de abrir o próprio negócio não saia do papel. Porém, é possível fazer dar certo.

Te trazemos duas histórias de empreendedoras gaúchas que encararam o desafio de abandonar os antigos empregos para apostar em negócios próprios. Quem sabe elas não te inspiram a fazer o mesmo?

A ‘Sementinha’ da alimentação saudável dos filhos

Montar a lancheira que os filhos levam à escola é sem dúvida um grande desafio para as mães - principalmente aquelas que fazem questão de uma alimentação saudável para os pequenos. E foi justamente essa preocupação que motivou a engenheira de alimentos Aline Nunes. 

Com dificuldades de encontrar oportunidades na sua área, decidiu fazer um concurso público para a Caixa Econômica Federal, onde trabalhou por quase 10 anos. Ela conta que a vontade de empreender sempre existiu, mas ficou adormecida enquanto trabalhou na instituição financeira. “Quando tive dificuldade de conseguir lanches equilibrados para meus filhos, vi uma oportunidade”, relata.

Lanches para as crianças

Foi aí que em fevereiro de 2020 nasceu a Sementinha, empresa que prepara lanches infantis feitos com ingredientes selecionados - na maioria orgânicos e sustentáveis - que são vendidos ultracongelados, prontos para consumo. “No início, foram muitos testes e participações em feiras do setor. Começamos primeiro com as esfirrinhas, seguido dos cookies e depois os bolinhos”, conta Aline.

Com o apoio do marido - que também é o investidor do negócio -, o sonho da criação da Sementinha saiu do papel. “Meu objetivo é oferecer de forma lúdica, saudável e prática lanches para nossos pequenos, que possibilitem às mães passar mais tempo com seus filhos, mantendo a oferta de uma alimentação saudável”, explica.

O recado que ela deixa para quem também tem um sonho guardado é que sejam otimistas! “Se você não acreditar sempre que o negócio vai dar certo, não vai pra frente. E mais, ter disposição para trabalhar muito, em todos os setores da empresa. Afinal, é você o nome e operador do negócio, e depende principalmente de você fazer dar certo. Por fim, no mercado concorrido, é preciso ter criatividade para se reinventar sempre”, indica.

França em forma de doce

Sabe aquele doce especial que faz sucesso nas festas de família e amigos e que não pode faltar nos eventos? A jornalista Caren Mello é apaixonada pela França e sempre foi famosa pelo seu entremet, sobremesa clássica do país com multi camadas de mousse cremoso. O sucesso foi tanto que ela passou a fazer o doce para vender através de encomendas.

Um colega de trabalho, publicitário, resolveu ajudar na criação da marca e foi aí que surgiu a Cake Nouveau. “As possibilidades no jornalismo foram diminuindo, então comecei a pensar em montar um negócio. A primeira ideia foi uma confeitaria. Porém, sempre que o sonho ia sair do papel, alguém me chamava para um trabalho e eu engavetava. O conforto de saber que foi chamada pra um trabalho e que vai ter ele por um tempo e não me arriscar em outra área, acabou retardando um pouco a decisão”, relata.

Mas o ano de 2020 e a pandemia foram decisivos. “Bateu uma sensação de ‘posso não estar mais aqui, então tenho que botar em prática o sonho'. Pensei que sempre vamos estar inseguros, então por que não tentar?”, relata Caren. O fato de ter perdido o pai e outras pessoas conhecidas também foi impactante para ela e a colocou em outro caminho. “O caminho de que a gente tem que ir atrás do que sonhamos e se tivermos aquilo como norte, as coisas podem dar certo”, afirma.

Hora de colocar o sonho em prática

Decidida a tirar o projeto da gaveta, Caren buscou uma consultoria empresarial, para se preparar para empreender. Foi aí que, em junho de 2020, a Cake Nouveau, marca de entremets para encomenda virou a Empório Nouveau, um espaço que tem a cara da França e serve para quem quer degustar bons doces franceses, tomar um café com os amigos e até mesmo levar um vinho para a casa.

“O maior desafio é saber que sempre se está aprendendo. Estar sempre com olhos e ouvidos atentos para tudo, buscando aprender mais sobre aquilo, ter a humildade de saber que se é um aprendiz, é assim que eu me sinto. Aprendo com clientes e funcionários”, conta a empresária.

Para aqueles que precisam de coragem para entrar no mundo do empreendedorismo, Caren diz:  ‘sejam felizes'! “Quando a gente é feliz fazendo o que se gosta, pouco importa a área. Você vai colocar isso no seu negócio e fazer ele dar certo. Se a pessoa realmente quer aquilo, tem que se jogar. Estou muito feliz. Só tenho a estimular essas pessoas que querem mudar”, relata.

por Mariana Nunes

Mariana Nunes é jornalista. Ama café, praia, chocolate e futebol - não necessariamente nessa ordem. É torcedora fervorosa do Internacional e repórter do Bella Mais. @a_marinunes


compartilhe