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2021 na visão de quatro empreendedoras

Convidamos empresárias a dividir suas expectativas em relação ao novo ano

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Empreendedorismo exige coragem. Em um ano cheio de mudanças e desafios como foi 2020, isso ficou ainda mais claro. Porém, com dedicação e perseverança, as coisas podem dar certo. Por isso, o Bella Mais convidou quatro empresárias para dividirem suas histórias conosco e revelarem o que esperam para o próximo ano. Se inspire! 

 

Multifacetada e com olhos na consciência coletiva

Sócia de um empreendimento num dos setores que mais sofreu durante a pandemia, a alimentação, a empresária e advogada Kerlen Costa encontrou tempo para se dedicar ao seu Café República, ao escritório Scalzilli Althaus e ao Grupo Mulheres do Brasil. Viu e sentiu na pele como 2020 foi desafiador para empresas e empreendedores de vários portes. Para 2021, a empatia e a fortaleza serão diferenciais para os empreendedores. "Não foi nossa primeira crise. Talvez tenha sido a maior. Mas não foi a primeira", lembra ela.

O que aconteceu em 2020 deverá servir de base para esse ano: "Nós, brasileiros, temos 'essa estranha mania' de sobreviver e renascer. Recomeçaremos, resgataremos os planos que foram deixados de lado e faremos isso com a bagagem de quem enfrentou o maior dos desafios e sobreviveu para contar". A transformação dos negócios, das pessoas e da nossa consciência coletiva serão fundamentais, acrescenta.

 

A mulher no setor automotivo

A liderança feminina fez toda a diferença no crescimento da Gold Car, que completou cinco anos em 2020. Liderada pelo casal Giovana Strano e Renato Souza Rodrigues, a oficina especializada em serviços de chapeação, pintura e estética automotiva focou no treinamento da equipe e fecha o ano retomando os resultados pré-pandemia. Com experiência em gestão de pessoas e coaching, Giovana investiu no treinamento técnico e comportamental, para ter no atendimento aos clientes um dos diferenciais da Gold Car. 

“Para 2021, acreditamos que haverá demanda reprimida de carros que não foram consertados em 2020 em função das pessoas estarem mais resguardadas e, por isso, aposta em um ano bom e com perspectiva de crescimento”, revela Giovana. 

Armazém Leopoldo nasceu na pandemia

A relações públicas Daniela Machado Maciel não imaginava que após 20 anos no mercado da comunicação, estaria à frente do seu próprio negócio no ramo de alimentos naturais. Em meio à pandemia e incertezas nos empregos em que atuavam, ela e o marido decidiram estudar novas áreas de atuação. O gosto pela alimentação saudável e a oportunidade pelo crescimento do mercado e por um público que cada vez mais investe em saúde fez com que em novembro fosse inaugurado o Armazém Leopoldo, em Ivoti. 

Daniela afirma que o retorno que estão tendo é que as pessoas estão procurando uma alimentação mais saudável, comprar na quantidade que usam e poder variar mais. “Para 2021 esperamos crescer porque temos visto que o movimento no Armazém vem aumentando muito. É bacana estar aqui, estudar um novo mercado e trocar muita informação com os clientes. Estamos confiantes e positivos”, afirma. 

O avanço do artesanato

Em 2020, a engenheira Karen Medeiros Gunther resolveu se dedicar a um novo projeto profissional – as bolsas artesanais de crochê e tricot. Assim nasceu a Karen ArtBrasil, grife que produz bolsas para diferentes estilos de mulheres. As bolsas levam nomes de mulheres famosas da música e do cinema, como Aretha, Elis, Violeta, Loretta e outras. São peças exclusivas e de grande durabilidade, do estilo contemporâneo ao retrô, em fio náutico, malha, lã e veludo.

Para a empresária, 2020 foi um ano que despertou o interesse pela economia solidária, estimulando o consumo de produtos artesanais. Os críticos de moda já confirmaram essa tendência na última edição da São Paulo Fashion Week e em outros eventos do setor. Para ela, esse resgate de uma estética artesanal reflete a urgência que temos de nos conectar novamente com o manual, com o toque e com sentimento de acolhimento. “Para 2021, espero retomar as feiras presenciais e o contato mais próximo com suas clientes, além de impulsionar ainda mais o comércio online de suas bolsas e outros produtos”, afirma Karen.  

por Mariana Nunes

Mariana Nunes é jornalista. Ama café, praia, chocolate e futebol - não necessariamente nessa ordem. É torcedora fervorosa do Internacional e repórter do Bella Mais. @a_marinunes


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