capa
Negócios & Finanças

3 professoras inspiradoras da ficção para você conhecer

No Dia do Professor, selecionamos 3 personagens que exercem essa profissão em filmes e séries e que são pura inspiração, tanto nas telas quanto fora delas

publicidade

O dia 15 de outubro celebra a data de uma das figuras mais importantes da sociedade: os professores. Presentes em nossas vidas do jardim de infância à faculdade, eles são fundamentais para a formação e desenvolvimento. Mas, infelizmente, ainda enfrentam, diariamente, dificuldades e desafios para garantir que todos tenham acesso à educação de qualidade. 

E mesmo na ficção isso não é muito diferente. Diversos filmes e séries têm como protagonistas educadores, que são tão inspiradores como na vida real. Por isso, neste Dia dos Professores, selecionamos 4 personagens mulheres que exercem essa profissão e que tem mundo a ensinar, dentro e fora das telas. 

Janine Teagues, Abbott Elementary

Janine Teagues, interpretada pela vencedora do Emmy 2022, Quinta Brunson, é uma jovem professora do ensino fundamental, que protagoniza a série Abbott Elementary. A produção mostra as dificuldades enfrentadas por um grupo de professores que trabalha em uma escola pública e a luta de Janine para manter o otimismo enquanto tenta - mesmo após falhar várias vezes - transformar a vida dos seus alunos para melhor. A personagem é um exemplo de profissional que não se conforma com a situação do lugar onde está e não perde a esperança e o entusiasmo diante dos desafios. 

Elizabeth Thatcher, Quando Chama o Coração

Elizabeth Thatcher é uma jovem inteligente e determinada, nascida em uma família da alta sociedade canadense. Contrariando seus pais, ela se torna professora e vai lecionar na pequena cidade de Hope Valley, onde se depara com uma comunidade simples e pouco receptiva. Depois de enfrentar muitos obstáculos, como o tempo, a protagonista da série Quando Chama o Coração, que deixou para trás uma vida de luxo e conforto, vai fazendo amizades no local. Ela se torna reconhecida por seu importante papel na luta pela defesa da educação e pela inclusão de todas as crianças da comunidade, até mesmo aquelas excluídas da sociedade.

Erin Gruwell, Escritores da Liberdade 

Em Escritores da Liberdade acompanhamos o difícil início de carreira de Erin Gruwell, uma professora recém-formada que assume uma turma de alunos desobedientes e desmotivados de um bairro pobre. Com auxílio de um método diferente de ensino, Erin busca despertar o interesse dos estudantes pelos estudos e romper as barreiras raciais e sociais existentes. O filme mostra o poder de transformação da educação através da uma mudança na relação da professora com os alunos e deles mesmos, ao se relacionarem uns com os outros.


compartilhe