capa
Negócios & Finanças

Compras online: cinco passos para evitar fraudes

Existem alguns fatores que devem ser considerados ao avaliar sites de compras, para uma transação segura

publicidade

Nos últimos anos, aconteceu uma mudança na mentalidade das pessoas em relação a tecnologia. Começou-se a usar mais os serviços online, desde aplicações básicas, como compra de mercado, alimentação, renovação de documento e, até mesmo, apostas online. Inclusive, usuários que antes tinham uma certa restrição com a utilização do meio digital e hoje já entraram nessa onda de comodidade.

Compras seguras

Da mesma forma, a atenção para a prevenção de fraude online também se destaca. Todo o cuidado é pouco. Existem alguns fatores que devem ser considerados ao avaliar sites de compras, para uma transação segura. Separamos 5 dicas: 

Stalkeie a empresa! Buscar referências quanto ao site que está acessando é essencial, e as redes sociais permitem essa busca de referência. Procure depoimentos de pessoas que já utilizaram aquele serviço;

Entre em contato com a empresa pelos canais de comunicação disponíveis como: telefone, WhatsApp, e-mail etc.;

 Identifique se a empresa está no Brasil, se tem um CNPJ, se de fato é legalizada e real;

 Esteja atento aos certificados de segurança do site. O cadeado de segurança na barra do navegador indica que o site segue todas as normas de segurança para navegação;

Verifique o histórico dessa empresa, veja os problemas que já teve. Temos sites que facilitam e controlam essas informações como Reclame Aqui, que contribuem para esse filtro.


compartilhe