capa
Negócios & Finanças

Karen Santos (PSOL) foi o nome mais votado para a Câmara de Porto Alegre

Porto Alegre tem número recorde de vereadoras eleitas

Onze candidatas foram eleitas para a próxima legislatura

publicidade

Uma política cada vez mais feminina: felizmente podemos dizer que essa será a realidade do Legislativo municipal de Porto Alegre em 2021. Foram eleitas, ao todo, 11 mulheres para compor a Câmara de Vereadores a partir de janeiro, fazendo com que a capital seja destaque com a maior representatividade feminina entre as demais, com 30,55% das vagas ocupadas por mulheres. O número é bem superior ao da última eleição, em 2016, quando apenas quatro representantes femininas foram escolhidas para ocupar o cargo. 

A vereadora mais votada de Porto Alegre também é uma mulher: Karen Santos, do PSOL, recebeu 15.702 votos. Além de Karen, terão vaga na Câmara Municipal Mariana Pimentel (Novo), Comandante Nádia (DEM), Lourdes Sprenger (MDB), Fernanda Barth (PRTB), Tanise Sabino (PTB), Mônica Leal (PP), Daiana Santos (PCdoB), Bruna Rodrigues (PCdoB), Laura Sito (PT) e Cláudia Araújo (PSD).

Desde que Julieta Battistioli, a primeira vereadora suplente da história de Porto Alegre foi eleita, em 1947, até hoje, o período com mais vereadoras na Casa foi entre 2005 e 2008: na época eram sete. Portanto, a legislatura que começa em 2021 já entra para a história da Capital com um recorde da própria cidade. Isso sem falar no Executiv, com a ida da candidata Manuela a'Ávila (PCdoB) para o segundo turno, enfrentando Sebastião Melo.

Fenômeno se repete no interior do Estado

Se em Porto Alegre a força feminina aparece na Câmara de Vereadores, no Vale do Paranhana o destaque fica no poder Executivo. Em 2016, sete mulheres foram eleitas prefeitas em cidades da região e o número se repete este ano. Fátima Daudt (PSDB), em Novo Hamburgo, Carla Chamorro (PTB), em Morro Reuter e Mara Stoffel (PDT), em Santa Maria do Herval, foram reeleitas. Em todo o Estado, o número de prefeitas eleitas aumentou 54%.

Já Ester Dill Rock (DEM), em São José do Hortêncio, e Sirlei Silveira (PSB), em Taquara,  entre outras, entrarão para a história como sendo as primeiras mulheres eleitas prefeitas nos municípios. 

Marlí Weissheimer (PTB) retorna como prefeita de São Vendelino após já ter ocupado o cargo por duas vezes. Carina Nath (PP) foi eleita em Sapiranga, que já é administrada por mulheres há 12 anos.

 

por Mariana Nunes

Mariana Nunes é jornalista. Ama café, praia, chocolate e futebol - não necessariamente nessa ordem. É torcedora fervorosa do Internacional e repórter do Bella Mais. @a_marinunes


compartilhe