capa

Casamentos: o que é tendência na retomada dos eventos?

Mercado dos casamentos está aquecido; saiba o que está em alta nas comemorações

publicidade

Os eventos presenciais voltaram com tudo. E muitos casais que tiveram o seu “sim” adiado por conta da pandemia, estão retomando suas comemorações. Já outros, estão se encorajando a celebrar a data reunindo familiares e amigos.

A diretora da Life Eventos Especiais, Fernanda Dutra, enxergou um aumento no volume de trabalho nas duas situações. “Hoje, nossa agenda para 2022 está esgotada, praticamente. Preciso dizer ‘não’ a casais que nos procuram quase diariamente. Para 2023, alguns meses ainda estão tranquilos, mas a grande maioria já estão lotados também. A agenda de 2024 já está aberta e também começando a ficar preenchida”, adianta.

Tendências

Quem pretende dar uma festa de casamento, como vimos, precisa começar a se organizar logo. “A verdade é que esse é um mercado que renasceu, a impressão que tenho é que nascemos agora.  Então, muitos movimentos de mercado já havíamos observado anteriormente e agora estão retomando”, explica Fernanda.

Pedimos para a profissional apontar o que estará em alta nos casamentos das próximas temporadas. Acompanhe:

Listas 8 ou 80

Para 2023, os casamentos serão muito intimistas ou festas tradicionais – como as que tínhamos antes da pandemia.

Convite online

Começou com as remarcações dos casamentos (alguns eventos foram remarcados quatro vezes e era inviável ficar produzindo convites a cada remarcação), hoje é uma forma de otimização do orçamento do evento e de sustentabilidade. Entre investir na produção de 80 convites, por exemplo, o casal acaba optando  por incrementar algo no evento e proporcionar uma experiência a mais aos convidados.

Casamento em dia de semana

Um movimento que também começou com a pandemia e a necessidade de encontrarmos data para todos os eventos que precisavam ser remarcados, mas que  hoje é algo corriqueiro. Em muitos casos em função da disponibilidade dos locais, outras por questões  de orçamento – o fato é que as pessoas estão se casando em dias não usuais, e temos observado isso cada vez mais. 

Participação de pets

Também é algo que vem crescendo nos casamentos; durante a pandemia, os momentos de isolamento, muitas pessoas acabaram adotando cães (especialmente) e eles acabaram se tornando quase filhos. Quando chega o momento de casar, muitos casais têm optado por levar o “filho de 4 patas” para uma participação, especialmente no momento da cerimônia.

Casamento de experiência

Mais do que organizar uma cerimônia, uma festa, um jantar, os casais têm se preocupado em oferecer experiências  diferenciadas aos convidados. Fugir do convencional e surpreender de alguma forma. Aqui entram atrações diferenciadas (bandas, músicos, apresentações artísticas), os destination weddings (quando o casal opta em casar em outro estado, outro país, e proporciona aos convidados mais que um  casamento, e sim o turismo, o entretenimento, a vivência de outra cultura), e, até mesmo, os  elopement weddings com transmissão online (quando o casal opta em casar a dois, mas organiza a  transmissão online para que os “convidados” participem e interajam com eles durante o  casamento”).

Casamento sem regras

Os casamentos deixaram de ter uma fórmula pronta, especialmente após a pandemia;  as pessoas estão pensando mais em si, no que as faz feliz, em vez de agradar aos  outros, ou seguir as convenções tradicionais.

por Mariana Nunes

Mariana Nunes é jornalista. Ama café, praia, chocolate e futebol - não necessariamente nessa ordem. É torcedora fervorosa do Internacional e repórter do Bella Mais. @a_marinunes


compartilhe