capa

Casamento: o que vai estar em alta nas cerimônias e festas em 2022

Saiba como serão as celebrações de casamento depois de um longo período de adiamentos e remarcações

publicidade

Para muitos casais, 2022 será o ano que marcará a realização de um sonho: a tão planejada festa de casamento. Depois de vários adiamentos e remarcações causadas pelo cenário incerto da pandemia, profissionais da área de eventos começam a perceber um movimento de retomada, após dois anos difíceis. 

“Vi muitos fornecedores tendo que fechar suas portas ou mudando de área e outros, como eu, que se reinventaram para conseguir continuar. Durante esse período, criei novos serviços como assessoria para casamentos a dois, festa em casa e festa na caixa, por exemplo”, lembra a proprietária da Céu de Renda Assessoria e Cerimonial, Carolina Lewis.

Retomada teve início ainda em 2021

Carolina explica que por causa dos reajustes nos preços, muitos contratos que haviam sido fechados em 2018 e 2019, para eventos que seriam realizados em 2020, tiveram que ser adiados para o final do ano passado. 

“Tanto da minha parte quanto o que percebi da parte de colegas, é que a maioria decidiu adiar, mas realizar o evento ainda em 2021, por conta dos reajustes. Contratos que foram fechados em 2019 ou até 2018 não teriam como ter os valores mantidos para 2022, principalmente em relação à gastronomia e decoração”, esclareceu. 

A organizadora de eventos estima que 70% dos clientes decidiram realizar o evento ainda em 2021, mesmo com restrições, como a diminuição do número de convidados, a retirada da pista de dança e até mudanças no dia da cerimônia e no formato, para ser mais intimista, por exemplo. 

No entanto, o ano da “retomada oficial”, nas palavras de Carolina, deve ser mesmo em 2022. “Tanto eu, como a maioria dos fornecedores que conheço, já estão com a agenda de 2022 praticamente toda preenchida, já fechando eventos para 2023 e 2024”, ressaltou.

Tendências para as festas

Se você é uma dessas pessoas que está planejando se casar nos próximos meses, deve ficar atenta às principais tendências que estarão em alta neste ano. Uma delas, segundo Carolina, são as comemorações mais íntimas, que se tornaram bem populares durante a pandemia. 

“Sinto que os eventos menores e mais intimistas são tendências que vieram para ficar, tanto pela segurança quanto pelo orçamento”, pontuou a organizadora. Por outro lado, sempre há aqueles que sonham com uma grande festa com 300 ou 400 convidados, então “tudo depende do estilo do anfitrião”, complementa Carolina. 

Outras tendências apontadas pela sócia da Céu de Renda são os casamentos durante a semana, ao ar livre e as cerimônias diurnas. Em relação aos estilos que estarão em alta, Caroline aposta em dois. O primeiro é o Destination Wedding, tipo de cerimônia em que os noivos escolhem um destino para se casar, fora da sua cidade ou país.

Já o segundo estilo é o Elopement Wedding, ou também chamado de casamento a dois, em que a celebração é feita geralmente apenas na presença dos noivos. No entanto, é possível convidar alguns poucos amigos e membros da família para acompanhar a cerimônia.

A pandemia criou também uma outra tendência em relação aos tradicionais presentes de casamento que deve permanecer em 2022. Ao invés de apostar em itens físicos, a profissional explica que os convidados estão preferindo oferecer aos noivos experiências, como passeios e viagens.

Vai casar? Confira dicas e cuidados

Independente do estilo ou formato escolhido para a cerimônia e para a festa de casamento, é importante lembrar que alguns cuidados devem ser tomados para garantir a segurança de todos. Confirmar a presença e a quantidade de convidados, verificar os comprovantes de vacinação - inclusive dos prestadores de serviços contratados -, além de orientar sobre o uso de máscaras e álcool gel e garantir o distanciamento entre as pessoas são algumas das recomendações de Carolina. 

E apesar dos protocolos, ela incentiva: “Ainda temos restrições para realizar eventos e uma certa insegurança do que pode acontecer, mas não desistam de seus sonhos”.

Para evitar maiores problemas, a última dica da organizadora é justamente sobre a contratação de bons profissionais, que auxiliem nesse controle e tomem as precauções necessárias. “Ter um profissional ao seu lado para organizar o evento é a garantia de que você não será prejudicado em caso de remarcações e cancelamentos. Além de que agora nós temos muito mais protocolos a serem cumpridos para garantir a segurança, um trabalho que inicia muito tempo antes do evento”, enfatizou. 


compartilhe