capa

Verão: saiba quais cuidados ter com a pele após a depilação

Altas temperaturas, cloro e água do mar podem causar manchas e irritações na pele recém depilada

publicidade

O verão está chegando e, com ele, é o momento de colocar a depilação em dia. Nas épocas mais quentes do ano, a tendência é deixar a pele mais à mostra e muita gente opta pela remoção dos pelos, seja temporária ou definitiva. É justamente neste período que os cuidados devem ser redobrados. 

“Após a depilação a pele fica muito sensível e passível de irritações, caso não haja o cuidado necessário no pós procedimento. Em épocas mais quentes, procuramos nos refrescar, porém, para aproveitarmos e evitar qualquer desconforto é necessário cuidar bem da pele”, explica Regina Jordão, CEO da Pello Menos, pioneira nos serviços de depilação à cera indolor e laser no Brasil.

Cuidados necessários

Para quem vai se expor ao sol, é bom lembrar que, para peles recém depiladas, somente o protetor solar não é suficiente. “É aconselhado esperar pelo menos 24 horas antes de tomar sol. Em casos de depilação com cera morna, o ideal são 48 horas, evitando assim o surgimento de manchas”, reforça Regina.

Os cuidados devem se estender para quem deseja ir à praia, piscina ou sauna. Nos dois primeiros casos, tanto o cloro da piscina quanto o sal da água do mar podem causar irritações, sendo recomendado aguardar de dois a três dias antes de frequentar os espaços. 

Já na sauna, a temperatura mais alta pode lesionar a pele. “Logo após a depilação os poros ficam abertos e temperaturas muito quentes podem causar manchas. Isso serve para sauna úmida e seca”, conclui a CEO da rede Pello Menos.

Diferenças entre depilação temporária e definitiva

Regina explica que a depilação a cera é o tipo mais procurado nessa época do ano e que os cuidados depois de procedimentos temporários e definitivos são diferentes. Segundo a CEO, quando realizada a depilação a laser os cuidados necessários são: 

Não pegar sol nos 15 dias seguintes ao procedimento; não fazer exercícios físicos por 48 horas, pois isso aumenta a temperatura interna do corpo; não utilizar a sauna por cinco dias; não usar roupas apertadas e nem produtos que contenham álcool em sua composição. 

Já em procedimentos a cera, deve-se usar sempre o protetor solar e evitar exposição ao sol, além de roupas apertadas e o uso de produtos com álcool. 

O que fazer caso surjam irritações

Regina também deu algumas orientações para os casos em que surgem irritações, como a foliculite. “Recomenda-se lavar a região com água e sabão. O uso de hidratantes frequentes também contribuem para evitar o surgimento do problema”. 

Já em casos de vermelhidão, deve-se lavar a região com água e sabão e também aplicar compressa fria por 10 minutos, duas vezes ao dia. ”Mas se o problema for inchaço, é recomendado a aplicação de compressa fria por 10 minutos, duas vezes ao dia. Além disso, evite o calor direto na região, que pode agravar o problema” finaliza a CEO.


compartilhe