capa

Tenho uma cicatriz: posso disfarçar?

Diferentes técnicas, permanentes ou não, podem ajudar a esconder as marcas no corpo e melhorar a autoestima da mulher

publicidade

Cicatrizes são marcas que podem deixar traumas, seja pela sua origem, seja pelo impacto visual no corpo de quem as carrega. Independentemente de sua extensão e espessura, elas podem abalar a autoestima da mulher. Por isso, muitas mulheres com cicatrizes buscam alternativas para disfarçá-las ou reduzir sua visibilidade. 

Como a cicatriz pode ter diferentes origens – uma marca de queimadura; resultado de uma cirurgia, lesão ou um corte profundo; uma ferida que, mesmo com boa cicatrização, resultou em uma marca de aparência precária; entre outros fatores – é importante sempre consultar um médico antes de tomar qualquer decisão. Apenas um profissional poderá avaliar o tipo de cicatriz, 

5 formas de disfarçar ou reduzir a visibilidade de cicatrizes

Vamos apresentar cinco soluções, entre temporárias e permanentes, que podem ajudar quem sente necessidade de cobrir uma cicatriz.

1. Maquiagem

É uma cobertura temporária, mas que pode ajudar você no dia a dia. A cobertura da cicatriz é feita com corretivo, cuja cor deve estar de acordo com a coloração da cicatriz: marcas mais escuras precisam de amarelo, as mais avermelhadas são cobertas com corretivo verde e as cicatrizes amarronzadas pedem tom lilás. O procedimento é simples: aplique filtro solar para proteger a região dos raios UV; passe uma camada de gel de cabelo, para deixar a textura da região mais lisa e homogénea; enfim, quando o gel secar, aplique o corretivo e, sem seguida, um pó de alta cobertura, que vai ajudar a disfarçar as imperfeições.

2. Tatuagem

Cobrir a cicatriz ou transformá-la com uma tatuagem é uma alternativa muito comum. Mulheres que tiveram câncer de mama, por exemplo, podem usar a tatuagem para melhorar o resultado da reconstrução mamária, para camuflar retalhos e cicatrizes ou, ainda, para refazer o mamilo ou dar mais coloração à aréola. Lembre-se de escolher com atenção o desenho, as cores e o posicionamento sobre a cicatriz. Como a textura da cicatriz pode dificultar a tatuagem, é importante ter a técnica apurada. Por isso, procure por um tatuador de confiança e que preferencialmente já tenha tatuado cicatrizes.

3. Micropigmentação corretiva

É um procedimento semelhante à tatuagem, pois também é uma aplicação de tinta feita por agulhas. Não é um procedimento indicado para esconder cicatrizes de tumores, pois a cobertura pode esconder uma possível reincidência da doença, dificultando o diagnóstico.

4. Toxina botulínica 

Como o botox pode ser usado para tratar qualquer trauma na pele, ele pode ser usado em cicatrizes. Depois do corte ou queimadura, o processo de cicatrização faz com que a pele da região passe por um estresse contínuo. Quando aplicado, a toxina botulínica paralisa a musculatura e permite que a cicatrização ocorra sem esse estresse. Cicatrizes antigas e recentes podem ser tratadas com o botox, independente da sua forma, espessura e cor.

5. Cirurgia de correção de cicatriz

Essa alternativa, que ameniza o aspecto da cicatriz, é indicada para pessoas fisicamente saudáveis e que não tenham acne ativa ou outras doenças de pele, principalmente na área a ser tratada. O resultado do procedimento cirúrgico começa a ser notado após algumas semanas, e a total cicatrização pode levar até um ano e meio, dependendo do porte do procedimento.


compartilhe