capa

Entre mitos e dúvidas: entenda as características da pele negra e quais cuidados ter

A pele negra tem características únicas, que protegem do dano solar, porém mesmo assim, o uso do protetor solar e a adoção de outros cuidados são indispensáveis

publicidade

A pele negra ainda é cercada de mitos. Há quem acredite que ela não precisa de fotoproteção e hidratação ou que não envelhece. A origem de muitas dessas dúvidas está nas características do fototipo, como a grande presença de melanina - proteína produzida pelo organismo e que é responsável pela pigmentação dos cabelos, da cor dos olhos e da pele. 

“A quantidade de melanócitos é igual a de qualquer pele, porém há maior produção de melanina”, esclarece a médica dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS, Analupe Webber. A especialista explica que essa proteína auxilia ainda na proteção contra a radiação solar, um dos maiores causadores do envelhecimento. 

Mitos e dúvidas mais comuns

É daí que surgem alguns dos mitos mais comuns sobre a pele negra, a de que ela não envelhece e de que não há a necessidade de usar protetor solar. Isso não é verdade. O processo de envelhecimento é apenas mais lento e quanto ao uso de fotoprotetores, eles são indicados para todos os tipos de pele. 

A pele negra, inclusive, tem uma tendência maior ao surgimento de manchas e à hiperpigmentação pós-inflamatória, após lesões de acne, por exemplo. “Nesses casos, recomendamos o uso de produtos específicos para tratar a doença de base e para tratar a hiperpigmentação que ocorreu. Em casos de hiperpigmentação, o cuidado com o uso do protetor solar deve ser maior”, orienta Analupe. 

A presidente da Secção RS da SBD explica também que em geral a pele negra é mais oleosa em regiões como o rosto, porque possui mais glândulas sebáceas que a pele do corpo. Além disso, a pele das mãos e pés tem uma camada maior de queratina, por exemplo, que evita a perda de água.

Essa característica, somada à elevada quantidade de colágeno encontrada na pele negra, leva a um outro mito, de que esse fototipo não precisa de hidratação. Algo que também não é verdade. O uso do hidratante é um dos passos mais importantes da skin care. Ele ajuda a manter a pele saudável e evita o ressecamento. 

Cuidados indispensáveis e produtos indicados

Entre tantos mitos, a afirmação de que esse fototipo apresenta maior oleosidade, no entanto, realmente é verdadeira. Por isso, especialistas recomendam o uso de produtos que não tenham óleo na composição e que possuem textura leve e efeito matte, como loções ou gel de limpeza e linhas específicas para peles oleosas.

De acordo com a dermatologista Analupe Webber, não há produtos específicos para pele negra, então deve-se procurar opções que correspondam ao seu tipo de pele: oleosa, seca, sensível, com alergia, entre outros. Ela também lista alguns cuidados indispensáveis para mantê-la saudável e prevenir o envelhecimento:

“Uso de skin care adequado, fotoproteção, tratamento de manchas se necessário, rotina de alimentação saudável e procedimentos dermatológicos que ajudem na prevenção e tratamento de flacidez”, recomenda a médica.


compartilhe