capa

Extensão de cílios: entenda os riscos à saúde ocular

O procedimento, que é tendência entre o público feminino, requer atenção, pois pode causar danos aos olhos

publicidade

A técnica de extensão de cílios tem lotado a agenda dos profissionais da área estética. O procedimento promete um olhar mais bonito e marcante com os cílios volumosos, contudo, existem alertas para os riscos que o procedimento pode acarretar.

Cílios funcionam como uma barreira protetora

De acordo com Marcele Rizzatti, médica oftalmologista da Clínica Visão, de Porto Alegre, para além da questão estética, os cílios servem para  a proteção do globo ocular. 

Ela ainda completa: “Eles atuam como barreira física para microorganismos e partículas desconhecidas e são sensores que induzem o fechamento da pálpebra diante da proximidade com corpos estranhos” , explica a especialista

A médica alerta que os produtos usados na técnica e a dificuldade na hora da higienização dos cílios podem afetar as glândulas das pálpebras, o que gera alergias e inflamações, como a temida blefarite. 

“Com frequência nos serviços de pronto atendimento dos olhos, vemos casos com erosão da conjuntiva, semelhante a um ‘esfolado’ por algum cílio mal posicionado, trauma ou resíduo de cola que ocorre durante a aplicação, além de infecções do tipo conjuntivites ou ceratites – que é a hipersensibilidade à luz e a diminuição da visão por inflamação córnea”, relata.

Atenção também a outros procedimentos

Outra técnica popular no mundo estético é o lash lifting, que tem a intenção de tingir e levantar os cílios. O procedimento consiste na aplicação de produtos que podem provocar mais processos alérgicos pela quantidade de substâncias químicas em uma região considerada ultrassensível. 

Nesses casos, nota-se um quadro de inchaço, coceira, vermelhidão e até descamação da pele. Para evitar situações como essa, a oftalmologista orienta sobre a importância de procurar profissionais capacitados para aplicarem corretamente as técnicas e que utilizem produtos de procedência confiável, com registro na Anvisa. 

“Outro cuidado fundamental é realização da higienização diária dos cílios e pálpebras com xampu infantil neutro diluído em água”, aconselha Marcele. Ela ainda recomenda que, caso a pessoa realize o alongamento e apresente sintomas como olho vermelho, desconforto ou sensação de corpo estranho, consulte imediatamente com um médico especializado na saúde dos olhos. O profissional vai avaliar o quadro e indicar o tratamento mais adequado. 


compartilhe