capa

Uso de maquiagens vencidas pode prejudicar a pele

Entre os sintomas mais comuns estão vermelhidão, coceira, descamação e até infecções mais sérias

publicidade

Sabe aquela vermelhidão ou alergia que você nem desconfia como surgiu no seu rosto? A causa dela pode estar nas suas maquiagens, ou melhor, nos itens com o prazo de validade vencido.

Nós mulheres adoramos uma make caprichada, mas raramente verificamos se os produtos da nossa necessaire estão dentro da validade. E, por mais que as maquiagens sejam aplicadas apenas na parte externa da pele, usar itens vencidos podem trazer vários problemas.

Produtos perdem a eficácia após a validade

Depois que as makes são abertas, os produtos ficam mais suscetíveis a condições ambientais, como umidade ou contaminação por fungos e bactérias. “Em geral, após vencidos, eles também  perdem a eficácia e suas moléculas se transformam, podendo ter efeito maléfico”, alerta Analupe Webber, médica dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Secção-RS (SBD-RS).

A vida útil de uma base, batom ou qualquer outro tipo de maquiagem costuma ser informada no rótulo do produto e depende dos ingredientes usados na fórmula, dos conservantes, modo de fabricação, embalagens, conservação após ser aberto, entre outros fatores.

O uso após o prazo estabelecido pode provocar desde alergias a inflamações e até infecções, em casos mais sérios. Os sintomas mais comuns desenvolvidos são vermelhidão, coceira e descamação. Além disso, a área dos olhos, por ser mais sensível, pode ter reações mais graves. Por isso é preciso redobrar a atenção ao utilizar sombras, delineadores e máscaras de cílios, por exemplo.

E não são apenas as maquiagens que exigem atenção. O filtro solar, por exemplo, também se torna ineficaz após sua validade, trazendo para a pele o risco do surgimento de manchas e queimaduras.

O que fazer em caso de reação?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), se um produto vencido causar reações ou algum tipo de alergia, a orientação é remover imediatamente a substância do rosto, utilizando água corrente e um sabonete suave. 

Se as lesões ou sintomas persistirem, mesmo após a limpeza, o recomendado é buscar um dermatologista para adequada avaliação e tratamento. Lembrando que, até mesmo quando os cosméticos vencidos não causarem irritações imediatamente, o uso deve ser interrompido, pois nem todas as reações ocorrem de forma instantânea. “Nesses casos, podem haver reações diversas, até parecidas a acne, oleosidade e rosácea”, complementa Analupe.

Mas e se, mesmo vencido, o produto ainda estiver em boas condições? Na opinião da dermatologista, por mais que o aspecto da maquiagem permaneça bom, não há  garantias de que o produto se mantenha estável e que não possa causar efeitos colaterais. 

Outra dúvida comum: e se não for mais possível saber qual é o prazo de validade? Nesse caso, a orientação da médica é verificar a consistência do produto e o estado da embalagem, para tentar identificar há quanto tempo você o possui. Se a maquiagem já estiver com aspecto de velha ou você não conseguir precisar, aproximadamente, quando ela foi aberta, melhor descartá-la.


compartilhe