capa

Cronograma capilar: o que é e como ele ajuda no cuidado com os cabelos

Conhecido como a solução para quem faz transição capilar, ele pode ser adotado por qualquer pessoa que queira fios mais saudáveis

publicidade

Você provavelmente já viu alguém nas redes sociais falando sobre cronograma capilar e talvez até já tenha implementado o seu. Afinal, ele nada mais é do que uma rotina mais completa de cuidados com os cabelos, que vai além do uso de xampu e condicionador adequados ao seu tipo de fio. 

O cronograma capilar se tornou mais conhecido a partir da grande adesão à transição capilar, processo encarado por muitas mulheres que optaram por parar de realizar procedimentos químicos no cabelo, como escovas progressivas e alisamentos, deixando-o crescer em seu formato natural. 

Cronograma capilar intercala tratamentos

Na transição capilar, durante longos meses os cabelos ficam meio crespos ou ondulados e meio lisos. Por isso, os fios pedem mais cuidado, o que demandou a criação de cronogramas capilares, que intercalam três tratamentos:

1 - Hidratação - para devolver a água perdida dos fios; 

2 - Nutrição - para repor os lipídeos;  

3 - Reconstrução - para fazer a reposição de massa na fibra capilar.

Se você começar agora, a recomendação é seguir o cronograma base e realizar tratamentos semanais seguindo a ordem hidratação-hidratação-nutrição-reconstrução. E, assim como quando fazemos um tratamento medicamentoso, o cronograma capilar deve ter suas etapas respeitadas e seguidas para que, com o passar das semanas, o resultado seja percebido. Por isso, é fundamental entender cada uma etapa, conforme explicamos abaixo:

Limpeza - essa etapa faz parte de todas as rotinas de cuidados capilares, incluindo o cronograma capilar. Afinal, o couro cabeludo e os fios precisam ser higienizados corretamente antes de aplicar qualquer produto de tratamento. Na lavagem, aplique o xampu em movimentos circulares no couro cabeludo, sem esfregá-lo  diretamente nos fios. Quando enxaguar, deixe-o escorrer pelo comprimento, fazendo assim a higienização dos fios.

Hidratação - é a etapa mais importante da rotina capilar. Como o próprio nome diz, a hidratação repõe a água que os fios perderam pelo impacto de agentes externos como o uso excessivo de secador e chapinha, a aplicação de produtos químicos e a exposição excessiva e sem proteção ao sol. Ao repor e evitar a perda de água dos fios, a hidratação traz força, resistência e equilíbrio aos cabelos. 

Nutrição - essa é a etapa que vai repor os óleos dos fios, deixando-os nutridos e, consequentemente, mais macios, brilhosos e com menos frizz e pontas duplas. Uma dica importante: se você costuma fazer umectação com óleos nos seus fios, evite esse procedimento no dia da nutrição, pois o uso dos produtos pode sobrecarregar os fios. 

Reconstrução - nessa fase, os fios recebem aminoácidos e proteínas e essa  reposição na massa capilar traz mais vida e volume aos fios. Além de reparar e restaurar, ela blinda os fios, fortalecendo-os e protegendo-os contra os danos do dia a dia. Inclua a reconstrução no seu cronograma sempre com intervalos de no mínimo quinze dias, pois quando feita em excesso pode deixar os fios sobrecarregados e pesados.

Segundo a equipe da Davene, diferentes cronogramas podem ser desenvolvidos conforme as necessidades e o fio de cada pessoa. Mas, independente dos produtos escolhidos e da frequência de aplicação, a recomendação é seguir o tratamento escolhido por pelo menos três meses. “Porém, já no primeiro mês é possível identificar os resultados”, afirma a empresa especialista em cosméticos.


compartilhe