capa

Uso incorreto de secadores e chapinhas pode prejudicar os fios

Especialista explica como evitar danos e quais produtos ajudam a proteger os cabelos

publicidade

Quem aí já quis dar uma mudada no visual e acabou contando com a ajuda do secador de cabelo ou da chapinha? Eles permitem fazer desde uma simples escova até um alisamento e, por que, não alguns cachos? São muitas possibilidades! 

Para garantir que os fios permaneçam bonitos e saudáveis, é necessário ter alguns cuidados. O hair stylist do The Art Salon, Luiz Cintra, alerta que o uso incorreto dos secadores e chapinhas, ou a falta de uma manutenção adequada desses aparelhos, pode acabar danificando os fios. 

Cuidados com a frequência do uso 

Segundo o cabeleireiro, o secador de cabelo pode ser usado todos dias, desde que esteja bem regulado para evitar que atinja temperaturas muito elevadas, algo que queimaria o fio. Além disso, é importante mantê-lo a uma certa distância das mechas, sempre em movimento, sem deixar com que fique muito tempo parado em um mesmo local. “É legal deixar o secador a pelo menos uns 5cm do cabelo. É importante também você estar sempre fazendo movimentos, para que o jato de ar quente não fique muito tempo no mesmo ponto do fio, porque isso pode aumentar demais a temperatura naquela parte, gerando um processo de ressecamento e até queda”, orienta o profissional.

Chapinha exige mais atenção

Já em relação à chapinha, Luiz indica um uso moderado, pois além de alcançar uma temperatura mais alta, o equipamento entra em contato direto com o fio. Assim, é preciso redobrar os cuidados para não queimá-lo. O hair stylist também não aconselha a realização do alisamento em cabelos que não estejam limpos.

"Usar chapinha com o cabelo sujo acaba sendo perigoso, porque geralmente acabamos retendo mais oleosidade nos fios e você não tem um deslizamento mais suave por conta dos detritos”, esclarece. O alisamento pode ser feito até um dia após a lavagem do cabelo, mas não após esse período por causa da oleosidade natural 

Também não é recomendado fazer chapinha com o cabelo molhado ou úmido, a não ser que o equipamento a ser utilizado tenha sido desenvolvido com esta finalidade. Nesses casos, segundo o cabeleireiro, a temperatura não pode ser tão elevada, porque no momento que a chapinha é passada no cabelo e ele está muito molhado, a água do fio “ferve”. “Isso acaba sendo muito prejudicial e causa o ressecamento. Então, caso não seja uma chapinha específica, eu não aconselho”, ressalta o profissional.

Como proteger os fios?

Luiz Cintra afirma que um dos maiores cuidados que devemos ter ao usar secadores e chapinhas é com a temperatura dos aparelhos. Além dos cuidados acima Outra outra forma de proteger os fios é utilizar protetores térmicos, produtos que ajudam a blindar os fios das altas temperaturas. “Geralmente são produtos que até precisam dessa fonte de calor do secador e da chapinha. Existem também protetores específicos para cada uma dessas ferramentas e procedimentos que serão realizados no fio”, explica.

Outra dica importante é evitar dormir com eles molhados ou úmidos, pois o contato da cabeça com o travesseiro abafa os fios, dificultando sua secagem normal. “No longo prazo, isso pode até gerar algum fungo ou patologia no couro cabeludo. Então é aconselhável pelo menos tirar um pouco da umidade para que você não tenha problemas”, indica Cintra.

 

por Vitória Nunes Soares

Como boa repórter, está sempre pronta para aprender sobre todas as coisas. Tem estilo low profile, ou seja, é meio sumida das redes sociais pois prefere viver.


compartilhe