capa

Uma nova estação, um novo perfume

Entenda como escolher a fragrância ideal para cada época do ano

publicidade

A chegada de uma nova estação é um momento ideal para renovar o guarda-roupas e por que não fazer o mesmo com o seu perfume? Assim como preferimos roupas mais leves e frescas com a chegada das temperaturas mais quentes, a mesma tendência costuma se aplicar para a escolha da fragrância que irá nos acompanhar ao longo do dia. Afinal, cada produto apresenta uma estrutura, que pode melhor se adequar a determinada época do ano.

A fragrância de cada estação

De acordo com o especialista em perfumaria, Fábio Navarro, cada estação pede uma família olfativa diferente. “No inverno, os orientais e amadeirados, que são mais intensos e quentes, como o sândalo, ganham vez. Já no outono, que é uma versão invernal mais suave, os aromas de amadeirado leve, florientais e chipre traduzem a mudança de cores da natureza, com um pouco de frescor e mais calor. Jasmim, cedro e algumas notas incensadas destacam-se nessa estação”, explica.

Com a chegada da primavera, todos os aromas que levam flores são interessantes. “Estamos falando de calor com um pouco de frescor, então, lírio do vale, notas leves de rosas e algumas frutas não tão suculentas, como abacaxi e água de pêssego, são perfeitos. Já para as fragrâncias masculinas, aromáticos como sálvia, lavanda e especiados com toques de cardamomo, por exemplo, agregam frescor com intensidade”, destaca Navarro.

E por fim, nas temperaturas mais altas dos dias de verão, os aromas cítricos são os que melhor se encaixam e podem ser aplicados várias vezes ao dia para trazer frescor. “É uma das famílias olfativas mais importantes tanto para masculino, quanto feminino. São fragrâncias que contam com notas de lavanda, orégano, cardamomo e alguns especiados importantes como o gengibre e a pimenta rosa. Frutas borbulhantes como as vermelhas, a pera e a maçã dão o tom alegre e jovial, típico do verão”, complementa o especialista.

Escolha conforme a ocasião

Fábio ainda destaca que ao escolher uma fragrância, é válido avaliar a ocasião. “Para eventos ao ar livre podemos apostar no frescor das cítricas, aromáticas ou fougères, florais frescos ou verdes. Em locais fechados, o calor potencializa o perfume, então, se não quiser abrir mão de uma fragrância mais quente, é recomendado usar em quantidades mínimas e em regiões que não a do pescoço, por exemplo, que expande as notas”, conclui.


compartilhe