capa

Botox preventivo: entenda como funciona e quando aplicar

Técnica ajuda na prevenção dos sinais de envelhecimento da pele

publicidade

A aplicação do botox geralmente está associada à corrigir e reverter os sinais de envelhecimento da pele. Porém, ele também pode ser uma ferramenta para prevenir as linhas de expressão. Isso se dá através do botox preventivo, uma técnica que consiste na aplicação da toxina botulínica antes que as linhas de expressão comecem a ficar marcadas na pele.

“A toxina botulínica age na musculatura provocando um relaxamento temporário e consequente suavização das rugas provocadas pela contração muscular na região em que ela foi aplicada”, explica a dermatologista Juliana Fonte.

O botox preventivo é indicado para aquelas pessoas que formam linhas na testa, entre as sobrancelhas e/ou ao redor dos olhos ao contraírem a musculatura facial. “Não existe uma idade específica em que esse procedimento deve ser iniciado. É recomendado que seja feita uma avaliação médica para verificar se já é o momento de iniciar o botox preventivo”, aponta Juliana.

Ele é contraindicado para gestantes e pessoas com doenças neuromusculares, como miastenia gravis e esclerose lateral amiotrófica. Além disso, quando há infecção na área em que será aplicada, ele também deve ser evitado. 

Benefícios do botox preventivo

O maior benefício do botox preventivo é evitar as temidas rugas estáticas, aquelas que persistem marcadas na pele, mesmo sem fazer movimento muscular. “Ele também ajuda na harmonização do rosto, deixa uma aparência mais tranquila e descansada e ajuda no rejuvenescimento, pois dependendo da força e forma da musculatura, pode agravar o envelhecimento”, acrescenta a dermatologista.

Quem opta pela técnica deve estar atento aos cuidados necessários para que a saúde seja preservada. Juliana destaca dos principais: 

- Evitar a prática de atividades físicas por 24h após a aplicação; 

- Respeitar o prazo mínimo de três meses entre cada aplicação; 

- Evitar massagear o rosto nas primeiras quatro horas; 

- Evitar exposição solar se ficar com algum hematoma; 

- Aplicar filtro solar regularmente.


compartilhe