capa

Mulheres estão mais preocupadas com autoestima e cuidados com a pele

80% das brasileiras consideram produtos de beleza aliados para o bem-estar

publicidade

A pandemia trouxe um novo olhar das brasileiras no que diz respeito aos cuidados consigo mesmas. Mais de 80% delas consideram que os produtos de beleza se tornaram aliados durante o isolamento social para aumentar a sensação de bem-estar na rotina. Os dados são de uma pesquisa da Avon em parceria com a consultoria Grimpa.

O estudo, que ouviu mil mulheres de norte a sul do país, ainda indica que também para 80% delas, a autoestima se tornou muito mais uma questão de bem-estar do que de padrões. Os cuidados com a pele do rosto e do corpo foram o foco das compras, principalmente para as 60% que passaram a ficar mais tempo em casa.

A dermatologista Juliana Fonte enxerga este movimento como algo bastante positivo. “Como profissional da área, fico extremamente feliz que tantas pessoas tenham se conscientizado da importância do skincare. A pele é o nosso cartão de visitas e merece ser cuidada. Ter uma pele bonita faz toda a diferença na nossa aparência e certamente contribui para o nosso bem estar”.

Uso de máscara

A máscara, que se tornou um item de uso obrigatório, também auxiliou nos hábitos das mulheres com os cuidados com o rosto: 35% delas passaram a usar produtos para proteger a pele e 33% focaram mais na maquiagem dos olhos. Já 21% trocaram o batom pelos produtos de hidratação dos lábios.

Juliana destaca que o uso de máscara também acabou agravando algumas doenças como a rosácea e a acne. “Até mesmo quem nunca teve acne, sofreu com ela em decorrência do uso. E alguns pacientes tiveram que redobrar os seus cuidados pelo agravamento da rosácea nesse período”, comenta.

Mudanças vieram para ficar

Este movimento de maior interesse das mulheres nos cuidados de beleza, que foi impulsionado pela pandemia, deve se tornar permanente, pois elas passaram a se olhar mais e perceberem as necessidades de cuidados.“Nesse período, tive muitas pacientes interessados em iniciar um skincare apropriado para a sua pele, pois perceberam essa necessidade nas chamadas de vídeo e reuniões online”, revela.

Ter uma pele bonita é o desejo da grande maioria das mulheres. Porém, com a correria do dia a dia antes do Covid-19, muitas delas apenas seguiam a rotina de se maquiar, trabalhar o dia todo, chegar em casa cansada, retirar a maquiagem e ir dormir.

“Agora, em casa e sem maquiagem, elas puderam observar melhor a condição que estava a sua pele e quiseram melhorá-la. Além disso, foi possível perceber que a vida pode ser muito curta e é preciso se cuidar mais e de quem está perto de nós”, aponta.

A rotina de cuidados com a pele é um hábito, que depois de adquirido e consolidado, dificilmente deixamos para trás. “Isso acontece porque é possível ver e sentir a diferença na pele”, explica Juliana.

Nunca é tarde para começar

Se você não se enquadra nas estatísticas de quem começou a se preocupar mais com a pele durante a pandemia, não desanime. Nunca é tarde para começar. 

O primeiro passo é conhecer e buscar produtos adequados para o seu tipo de pele. A “tríade” fundamental para começar é: sabonete, hidratante e protetor solar. 

“Iniciado e consolidado esses passos, podemos acrescentar cremes ou séruns de tratamento, creme para área dos olhos, antioxidantes... A rotina de skincare é ilimitada e existem infinitas possibilidades, sempre é possível achar aquela que será mais adequada para você”, finaliza a profissional. 


compartilhe