capa

Ressecamento labial: frio e máscaras agravam o problema

Em situações mais graves podem causar a queilite, uma inflamação da semimucosa com uma aparência avermelhada, descamativa e rachada

publicidade

A necessidade constante do uso da máscara durante a pandemia esconde um dos cuidados faciais mais importantes e geralmente esquecidos, a hidratação labial. Porém, principalmente durante as temperaturas mais frias, a atenção com esta parte do corpo deve ser redobrada.

A médica dermatologista e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Francine Costa, ressalta que é importante hidratar os lábios antes de dormir, após escovar os dentes ou nas oportunidades que estiver sem a máscara. “A aplicação deve ser feita sem moderação, várias vezes ao dia”, orienta.

Pesquisa feita no ano passado pelo Instituto Insites, no Reino Unido, mostrou que 66% das pessoas que usaram a máscara por mais de uma hora declararam sentir a pele da boca mais seca, e 81% dos entrevistados relataram maior necessidade de hidratar a região. “O ressecamento extremo dos lábios pode causar a queilite, uma inflamação da semimucosa com uma aparência avermelhada, descamativa e rachada”, comenta Francine. 

A queilite pode surgir devido ao ressecamento, dermatite atópica, dermatite alérgica ou de contato, como por exemplo, pelo contato da pasta de dente. “E lábios muito ressecados podem criar feridas que facilitam o retorno do herpes em pessoas que já tiveram outros episódios da infecção viral ou favorecem os não infectados a se infectarem”, explica a médica.

Baixas temperaturas agravam o problema

Além do uso contínuo da máscara, outro fator que provoca o ressecamento e a sensação de boca seca, são as baixas temperaturas. Conforme a especialista, os lábios são muito sensíveis ao frio, vento e água quente e merecem uma atenção especial nesta estação.

“É preciso ter uma rotina de hidratação labial com bálsamos ou lip balms, procurar usar batons hidratantes e evitar os de formulação matte. Além disso, evitar lamber os lábios, pois a saliva os ressecam, e beber água auxilia diretamente na hidratação do organismo e, consequentemente, dos lábios”, orienta Francine.

Dicas de produtos para ajudar  

O lip balm, também conhecido como protetor labial, segundo a dermatologista, é o produto mais adequado para hidratar, regenerar e prevenir o ressecamento, e alguns podem conter fatores de proteção solar (FPS) e substâncias benéficas labiais como manteiga de karité, ceramidas, glicerina de soja, ácido hialurônico, dexpantenol e vitamina E. 

Confere nossas dicas de produtos para manter os lábios hidratados:

Protetor labial diário, da Bepantol

O Bepantol Derma Protetor Labial Diário promete hidratação intensa e prolongada com alta proteção contra os raios UVA e UVB - FPS 50. Com formato em bastão, contém ingredientes como a vitamina C e vitamina E, e hidratantes, como Dexpantenol (pró-vitamina B5).

Hidratante labial Cuide-se Bem Deleite, do Boticário

Promete hidratar por até 24 horas e reparar a superfície dos lábios ao mesmo tempo que preserva sua aparência. O hidratante é formulado com vitamina E, possui 10% de manteiga de karité e proteção FPS15.

Hidratante Amore Shine, da Nivea

Com um aroma de amora e brilho bordô, o hidratante tem fórmula exclusiva que promete ser enriquecida com pigmentos brilhantes e mantém seus lábios hidratados por 24 horas.

Balm Labial Pitanga, da Granado

Formulado com óleos de oliva e amêndoa doce, ceras vegetais e vitamina E, ingredientes que nutrem e agem como antioxidantes naturais. Enriquecido com manteigas de karité e oliva, promete alto poder de hidratação, e formar um filme protetor nos lábios.


compartilhe