capa

Estampas florais: saiba como combinar

De olho na próxima estação, veja as melhores formas de usar estampas florais nos looks

publicidade

Ainda estamos no inverno, mas de olho na próxima estação: a primavera! Repleta de cores e frescor, é a época perfeita para abusar das estampas florais nos looks. Mas como combiná-las da melhor forma? Pedimos a ajuda da consultora de estilo e docente dos cursos da área de moda do Senac Novo Hamburgo, Bruna Magda Michel, nessa missão.

“Geralmente a estampa floral está atrelada a looks mais casuais e nos remete ao frescor do clima que a primavera tem. Sendo assim, a dica fica em optar por saias longas, vestidos, blusas, camisas, calças, pantacourts e assim por diante”, orienta a consultora. 

Segundo Bruna, ao mesmo tempo, os florais remetem ao estilo romântico e jovial, e estão sempre presentes no armário. “Elas estão cada vez mais democráticas e também aparecendo em peças para uso no inverno”, explica.

Tipos de estampas

Antes de saber como combiná-las, é preciso conhecer quais os principais tipos de estampas florais existentes. Confere:

Liberty: estampa que apresenta flores bem pequenas e faz referência a loja Liberty of London, sendo a primeira a adotar essa padronagem;

Floral clássico: estampa com flores variadas de tamanhos médios a pequenos;

Floral abstrato: estampa na qual as flores são desenhadas de forma abstrata.

Floral misto: quando possui outra estampa combinada na peça padronagem com o floral.

Como combinar

Para combinar estampas, a dica é iniciar sempre combinando duas estampas que são da mesma tonalidade de cores, gerando harmonia e equilíbrio no look. “Outra dica é misturar a mesma estampa, mas com cores e proporções diferentes. Por exemplo: um floral miúdo, com um floral maior”, orienta Bruna. Veja outros tipos de combinações:

Combinação de estampas complementares: existem estampas que, embora completamente diferentes, acabam se complementando quando colocadas lado a lado. É o caso da onça com florais.

Combinação de cores clássicas em estampas: uma opção excelente para não errar na hora de compor um mix de estampas é optar pelas cores do guarda-roupa clássico, como por exemplo, a combinação de cores do estilo marinheiro, também chamado de navy: azul-marinho, vermelho e branco; ou o clássico branco, preto e vermelho.

Cores neutras combinadas com estampas: se você prefere não ousar tanto na hora das composições, pode optar por uma combinação que é à prova de erros: misturar somente uma peça estampada com cores neutras ou que façam parte da composição da estampa dominante. 

O recado final da professora Bruna é: a moda é democrática e está aí para nos ajudar a mostrar nossa personalidade por meio das peças que vestimos. “O importante acima de tudo é sentir-se bem com o que estamos vestindo”, finaliza. 


compartilhe