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RS Moda: Walter Rodrigues adianta tema de bate-papo em entrevista exclusiva

Estilista estará presente no primeiro dia do evento de moda que inicia amanhã, em Porto Alegre

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Inicia amanhã, 1 de agosto, em Porto Alegre, mais uma edição do RS Moda, evento de negócios e tendências que reúne marcas de moda gaúchas. Além do lançamento da coleção de primavera-verão 2023, uma das atrações da iniciativa serão bate-papos exclusivos, como o que acontecerá no primeiro dia, com a presença do estilista Walter Rodrigues. Em entrevista ao Bella Mais, o convidado adiantou qual será o tema da sua fala durante o bate-papo que ocorre nesta segunda-feira, às 18h. 

Além disso, durante a conversa, o estilista, que também é coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) falou sobre a moda gaúcha, os impactos da pandemia no setor e o papel da indústria fashion na proteção do meio ambiente. Confira abaixo a entrevista completa:

Bella Mais - Quais são, na sua opinião, os principais diferenciais da moda gaúcha?

Walter Rodrigues - No mercado brasileiro, o ‘Feito no Rio Grande do Sul’ tem muito respeito. Isso fica mais evidente quando falamos das entregas no prazo prometido, na qualidade dos produtos e até na entrega das cores que estavam nas amostras no pedido. Há um senso de responsabilidade muito grande.

Além disso, moda gaúcha, para mim, um paulista, sempre foi a alfaiataria, advinda do exercício com as baixas temperaturas, que criou um padrão de qualidade. Tem, ainda, o aspecto clássico, também contido neste comportamento de proteção. 

O trabalho com tecidos pesados como a lã, fortaleceram o padrão de qualidade e a atemporalidade do que se faz aqui. Mas não é só isso, tem a parte da malharia industrial, com grande destaque, e o tricô artesanal, que está voltando a ser protagonista.

Bella Mais - Qual a importância de eventos como o RS Moda para a valorização da moda gaúcha e para a economia local?

Walter Rodrigues - É de extrema importância comunicar a moda, os produtos e a qualidade produzida no Rio Grande do Sul. Não só para a economia local, mas num sentido mais amplo, para o mercado interno e até para exportação - já que temos aqui no Estado uma série de fatores presentes também em países do Mercosul, como temperaturas amenas, uso de alfaiataria, de roupas e acessórios em couro.

Bella Mais - Você estará presente em um bate-papo no primeiro dia do RS Moda. Poderia adiantar para as leitoras do Bella Mais quais assuntos vão ser destaques durante sua fala no evento?

Walter Rodrigues - Vamos refletir sobre os próximos insights para a criação de produtos de moda, calçados, acessórios, roupas e bijuterias. Criamos, em parceria com o Sebrae, uma pesquisa de comportamento que inspira a criação de novos materiais, tais como tecidos, laminados, couros, solados, enfeites e aviamentos.

A partir daí, podemos visualizar produtos de moda indicando através de três estágios o que é inovador, o que é uma tendência e o que é comercial, tanto para criar uma coleção como para organizar uma boa compra para atender ao varejo de produtos.

Bella Mais - Falando sobre a pandemia, como ela afetou o setor da moda? Quais mudanças trouxe para o comportamento do consumidor?

Walter Rodrigues - Tivemos muitos aprendizados através da experiência com o lockdown na pandemia, como a aceleração do universo digital. Hoje, queremos tudo com mais velocidade e escolhemos um produto não mais pelo preço, mas sim pelo prazo de entrega.

Reaprendemos o valor da palavra conforto, valorizamos a qualidade dos produtos - já que estávamos consumindo baixa qualidade em excesso, estamos mais conscientes dos valores da sustentabilidade -, passamos a respeitar melhor as diferenças, ampliando a ideia de que ‘roupas são feitas para pessoas’, independentemente de seus corpos, gênero e raça. 

Bella Mais - Em relação às tendências, o que estará em alta nas próximas temporadas?

Walter Rodrigues - Estar bem consigo mesmo, entender suas necessidades e buscar o equilíbrio na maneira de consumir são três propósitos importantes no radar do comportamento de consumo. Penso que estamos facilitando as escolhas dos consumidores através do design dos produtos para que cada um possa encontrar seu estilo, sem imposições. 

Entre as tendências, destaco a valorização de produtos com qualidade - se tiver um bom preço, melhor ainda. Silhuetas confortáveis, muita calça, blazers, roupas de aspecto mais formal, mas usadas no dia a dia, no trabalho e no lazer. Tem também sneaker, muito denim, cores quentes em total look, botas e sandálias com muito conforto, bolsas amplas, além das pequenas e com estrutura média. 

Bella Mais - Sabemos que a indústria fashion consome muitos recursos naturais e gera uma grande quantidade de resíduos. Nesse sentido, qual o papel da moda na luta pela preservação do planeta e como ela pode contribuir com o meio ambiente?

Walter Rodrigues - Nos últimos anos estamos empenhados em criar um ambiente mais transparente na cadeia da moda, esse é um dos pilares do INSPIRAMAIS. Entendemos que a ‘sustentabilidade é o novo padrão de qualidade’ e mais que isso, que o ‘lixo é um erro de design’. Portanto, buscamos trazer soluções em materiais, enfatizando os processos limpos desde o início da cadeia, dando protagonismo a práticas sustentáveis na criação de materiais e de produtos de moda e até nas ações do varejo. 

É importante entender que sustentabilidade não é uma ‘trend’ e sim, um novo sistema de produção do qual depende a vida do planeta. Não se trata de criar cenários catastróficos, mas sim de conscientizar que como fazemos hoje não será possível continuar, pois somos responsáveis para com o futuro das novas gerações.

Serviço

RS Moda - Edição Verão 2023

Quando: 1 e 2 de agosto

Onde: Espaço Mercado da Moda, localizado na rua Santo Antônio, nº 01, Centro Histórico de Porto Alegre.

Como participar: Visitantes podem se inscrever de forma gratuita pelo Sympla

por Vitória Nunes Soares

Como boa repórter, está sempre pronta para aprender sobre todas as coisas. Tem estilo low profile, ou seja, é meio sumida das redes sociais pois prefere viver.


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