capa

Peças handmade: a tendência do outono

Especialista aponta as principais tendências de moda que chegam com a nova estação

publicidade

Hoje, 20 de março, nos despedimos oficialmente do verão para dar as boas-vindas ao outono, estação marcada por temperaturas mais amenas e dias mais cinzas, mas que sempre traz várias tendências quando se trata de moda. 

Neste ano, a novidade são as peças feitas à mão, também chamadas de handmade, o arsenal com estilo. A técnica aparece atualizada nesta estação e vem desmistificar o crochê, macramê e tricô como algo que só é feito e usado pelas tias e avós. 

Artesanal com estilo

A moda é feita por pessoas e para pessoas e a técnica handmade é uma ótima oportunidade de valorizar a mão de obra dos profissionais envolvidos nos processos de confecção. Essa tendência, que circula desde 2021, esteve presente nos desfiles de moda da Europa, mas só ganhou notoriedade esse ano no Brasil e deve ser a grande aposta para a estação que acaba de chegar. 

"Para o outono, podemos esperar produções mais leves, construções mais anatômicas, produtos mais elaborados. Ou seja, artesanal com estilo", ressalta a professora e coordenadora do curso de graduação de Design de Moda na Faculdade Senac Porto Alegre, Nicele Branda.

De acordo com a docente, as roupas produzidas artesanalmente já foram referência na década de 70 e agora as peças chegam mais leves, trabalhadas com muita textura, misturando e adaptando estilos. "A moda anda tão plural e diversa que não há mais restrição do que é certo ou errado. Ou seja, as pessoas devem se vestir com aquilo que se sintam bem", pontua.

Cores e modelos

Outro fato importante destacado por Nicele é que aqui no Brasil se tem a sazonalidade inversa. Então, o que foi moda na Europa no outono passado, logo chega aqui. Por isso, a tendência para a nossa estação são cores mais fechadas como os clássicos tons terrosos, o vermelho mais próximo do bordô e o verde oliva. O cinza é outra cor que está sempre presente, pois é um tom intermediário, sendo uma variação do preto e do branco.

Para quem mora no Rio Grande do Sul, estado com estações bem definidas, é quase impossível não citar o uso de blusas oversize feitas à mão, que esquentam e trazem conforto. "O estilo comfy, que esteve presente nos últimos dois anos, também veio para ficar, porque cada vez mais as pessoas querem estar confortáveis", sinaliza a especialista.


compartilhe