capa

Body ou maiô: qual a diferença?

As duas peças são boas apostas para o verão e podem ser usadas em diferentes ocasiões

publicidade

Clássicos, democráticos e versáteis, maiôs e bodies sempre são uma boa aposta para compor looks que são a cara do verão. Mas, apesar de serem peças muito semelhantes, elas possuem algumas diferenças. 

Enquanto um é mais usado em praias e piscinas, o outro assume lugar nas ruas, em produções mais casuais ou até mesmo elegantes. Os dois modelos, porém, se estabelecem como curingas, passeando por diversas ocasiões. Conheça quais as características de cada uma das peças:

Maiô é coringa de moda praia

O maiô foi considerado o primeiro traje de banho apropriado para as mulheres. Antes da peça surgir, as mulheres cobriam todo o corpo com roupas do dia a dia, feitas com tecidos mais grossos, para evitar a transparência durante o banho de mar ou de piscina. Foi apenas entre as décadas de 1920 e 1930 que o maiô surgiu, trazendo mais liberdade.

Os modelos geralmente são confeccionados com lycra. Ao longo dos anos, a peça foi evoluindo e apresentando diferentes modelos, cortes, designs e cores. Hoje, é possível encontrar maiôs com bojo, amarrações, com um ombro só, com mangas, cintos e até brilhos.

Body: versatilidade para o dia e também para a noite

O body é uma peça justa do vestuário feminino e que cobre toda parte superior do corpo. Diferente dos maiôs, podem ser confeccionados com diferentes tipos de tecidos, como malhas, renda, veludo e tule, por exemplo. Os bodies geralmente são usados em composições com calças, saias e shorts, em ocasiões durante o dia e também à noite. 

A peça remonta da década de 1950 mas foi por volta dos anos de 1980 que os bodies se tornaram bastante populares e passaram a ser conhecidos como collant, usados com frequência em academias de ginásticas. 

Diferenças entre maiô e body

As principais diferenças entre maiôs e bodies são o tecido e a usabilidade. Maiôs são indicados para banho, pelas propriedades de seus tecidos, e por aguentarem o contato com água, areia e o sol. 

Já os bodies, tendem a ser usados no dia a dia, mas compensam em versatilidade, devido às suas características e por ajudarem a compor desde produções mais casuais até looks mais elegantes, conforme o complemento escolhido.

No entanto, apesar de os maiôs serem itens de moda praia, há modelos tão sofisticados e de alta qualidade que muitas mulheres acabam por utilizá-los como bodies. Percebendo isso, as marcas têm apostado cada vez mais em modelos elaborados, que passeiam entre diversas composições e ocasiões. O maiô tem se tornado cada vez mais versátil e pode ajudar a criar combinações com diferentes estilos femininos.


compartilhe