capa

Grife gaúcha com “alma mineira” comemora 14 anos com nova loja

Savah foi criada a partir de uma necessidade de se adaptar ao inverno

publicidade

O inverno gaúcho: amado por tantos, odiado por alguns. Mas, sem dúvidas, é um dos elementos que mais chama a atenção aqui no Estado - principalmente para quem é de fora. E foi a nossa estação mais rigorosa que serviu de inspiração para a criação da Savah, uma marca com a alma mineira, mas que tem a cara do Rio Grande do Sul.

Em 2007, a mineira Cristiana Miranda Bicalho, conhecida por Kith, casou-se com um gaúcho e se mudou para Porto Alegre. Ao chegar aqui, em pleno inverno, ela se sentiu desafiada: apesar de sofrer com o frio, ela acredita que as vestimentas da estação também possam ser leves, confortáveis, quentes e coloridas. Decidiu colocar as “mãos à obra” e assim nascia a Savah.

“Essas quatro estações tão bem definidas que temos aqui nunca estiveram  presentes no meu sudeste mineiro. E tê-las significa poder ter, também, quatro oportunidades de inovações ao longo do ano, o que é excepcionalmente inspirador”, comenta Kith.

O que é que a gaúcha tem?

Segundo Kith, a moda gaúcha, em sua maioria, abraça um estilo muito tradicional e clássico, tanto nas cores quanto nos cortes das peças. “As gaúchas são conservadoras e cromaticamente mais sóbrias. Influenciadas  pelo estilo europeu, são também mais sofisticadas”, avalia. “Há ainda o posicionamento geográfico do Estado, que possibilita a observação de tendências argentinas e uruguaias. Isso é muito interessante”, complementa.

Para a estilista, conquistar as gaúchas não é tarefa fácil. “Elas são elegantérrimas, sóbrias, exigentes e clássicas. Essa onda do colorido e da super estampa vem molhando a beirinha dos pés da maioria delas e me deixa feliz, mas eu adoro mesmo é quando vejo mergulhos!”, brinca.

Autoral e slow fashion

Desde o seu início, a Savah faz moda autoral e slow fashion. “Produzimos cada uma de nossas peças, cortamos uma a uma,  trabalhamos a estamparia, modelagem, pilotagem, produção, produto final até ajustes e reconstruções”, explica Kith.

Outro ponto forte é a preocupação com o meio ambiente. Os tecidos descartados são destinados a uma cooperativa de artesãos e os retalhos menores vão para um grupo que produz sacos de kickboxing. “Somos um atelier de moda e é muito gostoso trabalhar sem culpa, em harmonia com nosso mundo, conscientes de cada etapa. Gostamos de cores, estampas e paixão. Tentamos ser felizes como a vida deve ser”, declara a estilista.

Novo endereço e nova coleção

Para marcar o aniversário de 14 anos da marca, uma novidade: agora a Savah conta com a segunda loja, recém inaugurada, na rua Padre Chagas.  “A loja na Padre Chagas acolhe nosso ateliê de criação. É no mezanino dela, com mesa de corte e máquinas, nossas costureiras fofas e muita bagunça que saem as peças piloto de cada coleção. Tudo começa ali, nosso ninho, em novo endereço”, comemora Kith.

A primeira loja da grife funciona na zona sul de Porto Alegre. Junto com a nova casa, veio também uma nova coleção, chamada Respiro. Dois desfiles marcaram o lançamento. “A nova coleção é leve e alegre, para descontrair nesse momento tão único que vivemos. Torcemos para que a roupa confortável e gostosa tenha vindo para ficar. Essa ideia de se vestir para você mesma é linda e apostamos nisso. A casualidade e o aconchego de casa estão nas passarelas”, explica. 


compartilhe