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Consumo local: etiqueta identifica peças produzidas no Estado

A TAG tem por objetivo estimular o consumo de marcas locais e impulsionar as vendas online

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O vestuário foi um dos setores da economia mais atingidos no último ano, por conta da pandemia. Segundo estimativa do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul (SIVERGS), a diminuição do número de empresas do segmento no Estado foi de aproximadamente 22%.

Alguns fatores apontados pela entidade são a rápida descapitalização, falta de matérias-primas e problemas de acesso aos créditos governamentais, que fizeram centenas de empresas, na maioria de pequeno e médio porte, encerrarem as atividades. Por outro lado, a pandemia também serviu para despertar o interesse do público para as marcas locais. 

De acordo com o presidente do SIVERGS, Silvio Colombo, com o home office e o isolamento, o público se mostrou mais interessado pelo consumo de moda comfy - independente da grife. “O foco é o conforto e não se a roupa é de alguma ‘grife famosa’. Sendo assim, as marcas locais foram muito bem, pois têm muita qualidade e facilidade de entrega”, explica. O setor apresentou um aumento de 4,9% nas vendas do primeiro trimestre de 2021 comparado ao mesmo período do ano passado. 

Expectativa do setor para o Inverno 2021

Em pesquisa realizada pelo SINVERGS em abril deste ano, apontou que os empreendedores estão otimistas para a estação mais fria do ano. Manterem-se abertos e estáveis é o objetivo de 53,7% dos entrevistados. Já 24,4% pretendem reposicionar a marca para crescer em negócios futuros.

TAG identifica peças locais

Para incentivar ainda mais o consumo de marcas locais, o SIVERGS criou uma TAG que identifica os produtos feitos no Estado. Colombo conta que a ideia surgiu há dois anos, mas foi acelerada pela pandemia. “É uma maneira de ajudarmos as empresas locais a suportarem o período difícil. A ideia é que a TAG  traga aos produtos um valor agregado destacando o Estado como fabricante de peças de qualidade”, aponta o presidente. Atualmente, são 15 mil empresas da cadeia têxtil responsáveis por 23 mil empregos diretos e 38 mil indiretos no Estado. 

 A moda que você usa faz o futuro que você quer

As etiquetas serão anexadas, inicialmente, nas peças feitas pelas empresas associadas à entidade. Num segundo momento, a ideia é incluir também as não filiadas, por um custo acessível, e ainda, disponibilizar para os demais sindicatos do setor a distribuição para suas empresas filiadas no Estado. 

Alguns produtos de inverno já contam com a TAG, assim como a coleção de verão, que será entregue em setembro e outubro e virá com a etiqueta na maioria dos produtos, conforme adianta o SIVERGS.


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