capa

Conceito Ada aposta em collabs que inspiram as peças

Moda comfy: conheça marcas gaúchas que valem a pena

Vestir-se com conforto foi um dos grandes legados desses meses de pandemia, conheça marcas gaúchas que apostam nesse conceito

publicidade

A moda comfy tem feito a cabeça de muita gente nos últimos tempos. É uma tradução literal do inglês que designa peças confortáveis, que deixam as pessoas à vontade. Esse movimento vem justamente para desmistificar que, para estar arrumado ou formal, tem que estar desconfortável. 

Segundo a coordenadora do curso de Design de Moda da Faculdade Senac Porto Alegre, Nicele Branda, a moda comfy vem ganhando espaço timidamente há alguns anos.  “O estilo ganhou muitos adeptos graças às mudanças repentinas na rotina por causa da quarentena. Acredito que esse movimento de priorizar conforto pautará escolhas de peças de vestuário por um longo tempo a partir de agora”, explica a especialista.

A moda comfy vai além de tipos de roupas. São os tecidos e modelagens que determinarão se uma peça se encaixa ou não. Modelagens anatômicas e com folgas para movimentos, para permanecer em atividades remotas por longo período, ou mesmo para estar em casa, confortável e bem vestida. Os tecidos também se destacam nas escolhas, peças de modelagens mais tradicionais com tecidos confortáveis e peças streetwear com detalhes elaborados. “Alguns tecidos confortáveis como malha creponada que tem o aspecto visual de crepe, mas tem toque macio, elasticidade e conforto. Algumas misturas inusitadas de moletons confortáveis e rendas, aplicações, brilhos como lurex e paetês para as lives e festas online são opções”, afirma Nicele.

Grifes tiveram de se adaptar ao estilo

As grandes marcas têm uma programação antecipada de desenvolvimento de produtos. Já as pequenas e locais acabam tendo que se adaptar aos novos direcionamentos de mercado, às novas necessidades das pessoas e se reinventar. “Muitas delas acabaram direcionando as coleções para peças no estilo comfy com variadas peças, de acordo com os estilos, gostos e bolsos dos clientes. Conforto é a palavra da vez e o estilo acompanha”, finaliza Nicele.

A professora Nicele montou uma lista de marcas gaúchas que oferecem opções no estilo comfy. Quer entrar nessa moda? Confere algumas:

Ada

Marca de moda autoral e vegana, que tem como sua essência as peças confortáveis. Não tem coleções , usa apenas cores que combinam entre si e aposta na diversidade de tamanhos. Tem uma combinação de 28 tamanhos, do extra pequeno ao extra grande e também nas alturas do 1m50cm ao 1m80cm.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ada (@conceitoada) em

 

Tsuru

A marca de alfaiataria aposta no conceito zero west (zero desperdício), que propõe utilizar os tecidos de forma integral - inclusive os retalhos. Os fornecedores também são prioritariamente locais. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Tsuru Alfaiataria (@tsurualfaiataria) em

 

Brisa Slow

Peças comfy com tecidos ecologicamente corretos e certificados, além de tingimentos naturais. A marca, inclusive, tinge peças antigas de clientes que deixaram de ser usadas, dando nova vida para elas. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Brisa Slow (@brisa.slow) em


compartilhe