capa

Couro no verão: colorido, lindo e leve

Mesmo sem o frio, a elegância do couro pode estar presente nos looks

publicidade

Muitas vezes os looks em couro são associados ao inverno e às estações frias. Entretanto, se você acha que deve abandonar as peças neste estilo nos próximos meses, está enganada. O couro também pode ser usado no verão e há muitas opções para serem combinadas. 

Nas estações mais quentes, o couro ganha um novos tratamentos de modelagem, bases, recortes e decotes. “Normalmente no verão as peças são mais frescas, mais abertas, mais decotadas, têm maior fluidez e não ficam tão coladas no corpo”, explica Camila Brum, founder da marca Camila Brum & Janine Passini. Outra questão é que mesmo dentro da pelica existem diferentes gramaturas. “A pelica de 5 linhas se desenvolve e se aplica melhor em peças de verão porque ela fica mais leve e mais fluida. Então, normalmente no verão as pelicas são mais fininhas”, complementa. Além disso, outro recurso que pode ser usado é o recorte a laser que possibilita uma maior leveza da peça e traz aquela cara mais rendada, que combina bastante com a estação da primavera-verão.

Camila destaca que, em termos de pele no verão, a textura do chamois sempre tem muito apelo porque tem fluidez maior que a pelica em si, então é bom combinar a pelica e chamois na mesma peça. “Já em cores, o que a gente vê que vai ser bem forte é o azul céu e o verde. O amarelo solar também é outra cor que tem se falado bastante, mas nós optamos por colocar o pêssego, que é uma cor que combina mais com o azul”, indica. 

Agora que você já anotou as dicas sobre as tendências, precisa saber como guardar suas peças em couro, certo? Então se liga: seja inverno ou verão, as peças de couro precisam ser armazenadas em uma posição que não seja a sul, já que é um local menos seco e muito úmido, o que pode causar mofo no couro.

“Essas peças precisam ser guardadas penduradas no cabide, sem usar grampos que as belisquem, porque isso marca o couro. Elas também podem ser guardadas dobradas no cabide ou diretamente no armário, mas nesse caso é necessário que não se coloque muito peso em cima das roupas para não marcar. Se optar por cabide, o melhor é não usar os de metal porque podem enferrujar e danificar a peça”, esclarece Camila. “Também é importante separar as peças por cor para não haver migração de cor entre uma peça e outra”, complementa.

Coleção mistura couro e tecidos nobres

Quer mais exemplos de como o couro tem tudo a ver com o verão? As designers Mell Marques e Lua Medeiros lançaram recentemente a coleção Alquimia, que faz um mix de couro com peças em outros tecidos. 

“Couros vazados, texturas feitas à laser, um toque artesanal em um surpreendente tricô feito em couro, uma fusão com o linho e a malha numa paleta de cores que tem os clássicos preto, branco, off white e caramelo, além de amarelo ouro, azul céu, pink e vermelho. Este é o tom que pensamos para a coleção”, explica Mell Marques.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por MELL MARQUES e LUA MEDEIROS (@mellmarqueseluamedeiros) em


compartilhe