Parabéns, PMPA
Ao transferir um imóvel em Porto Alegre, tive que pagar ITBI. A Prefeitura de Porto Alegre avaliou e gerou um valor que foi pago. Ao recorrer da avaliação com laudo técnico, o valor inicialmente atribuído foi menor, o que gerou um ITBI menor. Como já tinha pago, solicitei devolução através de processo eletrônico. O recurso foi aceito e a importância paga a maior foi devolvida com crédito bancário. O processo foi rápido e a devolução ocorreu três dias depois do parecer fiscal. Critica-se muito os órgãos públicos, mas temos que parabenizar quando o serviço funciona bem e rápido. Parabéns à PMPA.
Flávio Antônio Cauduro, Porto Alegre, via e-mail
Trump e Lula
Além da “química de 39 segundos”, abortada quando se abraçaram na Assembleia da ONU, agora conversaram os dois presidentes, em duração de meia hora, por telefone. Diálogo, ao que revelado, assentando ótimo relacionamento. Parece-nos evidente, diante da complexidade do tema ambicionado, não próprio para ser tratado via telefonema ou por intermediário: a taxação tributária imposta pelo governo Trump. Conveniente, quem sabe, novo contato indagando quando encontro para “conversa mais ampla e oportuna”. Urgencializar a reunião vem tardando, sabido por todos que, desde o início das medidas, há apenas esse caminho, não outro. Mesmo que não haja amenização, apesar da expectativa, o encontro eliminará dúvidas e a ansiedade existente. Logo, buscá-lo já, até aproveitando a nova realidade.
Jorge Lisbôa Goelzer, Erechim, via e-mail
Etanol com metanol
Causou-me mais apreensão a notícia (CP, 11/10) na qual a polícia paulista localizou, em São Bernardo do Campo (SP), fábrica clandestina que distribuía bebidas adulteradas duplamente: o etanol misturado ao metanol.
Ramiro A. Santos, Porto Alegre, via e-mail