Destruição de contêineres
É inacreditável a falta de educação pública em nossa cidade. Vemos a cada dia a destruição e uso incorreto dos contêineres colocados nas ruas. Já não basta a indiferença de muitos moradores que colocam qualquer tipo de lixo, papelão, isopor e outros nos contêineres de lixo orgânico, ainda temos o problema dos moradores de rua, catadores que retiram os sacos de lixo e deixam tudo esparramado nas calçadas e ruas em busca de produtos recicláveis. Além disso, vândalos destroem ou queimam os novos contêineres de plástico, fato que vem ocorrendo no bairro Menino Deus e, quem sabe, em outros também. Não basta a prefeitura querer manter a cidade limpa se não houver colaboração de todos. Lamentável.
Maria Alice Pitta, Porto Alegre, via e-mail
Mais câmeras
O problema com o descarte de lixo continua sendo de difícil solução, pois, além do uso incorreto e de vandalizar os novos contêineres colocados pela Prefeitura de Porto Alegre, a população parece não entender o que é realmente a separação entre lixo orgânico e a coleta seletiva. A falta de campanhas sobre o uso correto é contestada pelo DMLU, que seguidamente contrata equipes para educação ambiental. Será então falta de educação? O problema poderia diminuir de tamanho se fossem colocadas estrategicamente mais câmeras nas ruas.
Elenara L. de Souza, Porto Alegre, via e-mail
Informação e conhecimento
Tem toda a razão a leitora Bianca S. Napoli (CP, 29/9) sobre o caso do sabiá fêmea que escolheu o piquete Porteira Aberta do Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, para construir um ninho e colocar os seus ovos para chocar. Ao mesmo tempo em que se demonstra o respeito dos gaúchos pelos animais e pela natureza, foi uma bela história para encerrar o Acampamento Farroupilha de 2025. Agradeço também pelas informações da reportagem (CP, 27/9), que nos brindou com detalhes sobre esta pequena ave sabiá-laranjeira, considerada comum na América do Sul, sendo da espécie mais conhecida entre os sabiás e a que se adapta com mais facilidade ao ambiente urbano. Informação e conhecimento para os seus leitores. Parabéns.
Marialva W. Schmidt, Porto Alegre, via e-mail