Cartas e artigo, avisos da natureza e resposta do DMLU

Cartas e artigo, avisos da natureza e resposta do DMLU

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

Correio do Povo

publicidade

Cartas e artigo

Felicito o jornal pela publicação dos temas, assuntos tão afins, próprios do Correio do Povo na mesma página e no mesmo dia, 30 de outubro. Parabenizo o leitor Marcelino Pogozelski, pela carta “Vitrine das tragédias” ocorridas no RS, neste ano, pela clareza simplicidade acessíveis a todos os leitores. Apenas gostaria de frisar o final: “A hipocrisia e a demagogia talvez sejam as mais duradouras catástrofes do nosso país”. Na mesma coluna partilho com o leitor Rafael Moia Filho o texto “Sistema político” e a maneira como resume em tão poucas palavras o atual sistema político em avanço neste país. Desde os municípios, estados e a união, sente-se um empoderamento dos legisladores. Os vereadores coagindo os prefeitos, os deputados os governadores e o Congresso pressiona o presidente da República. Os legislativos têm a lei: aprovam o orçamento, exigem benefícios, troca-troca, mais poder, manipulando a arrecadação pertencente a outro poder. Enfim, onde está o marco da independência dos poderes? Parabéns ao leitor. Congratulo-me com Claudia Abreu, conselheira do CRA/RS, no artigo “Novos horizontes para a administração em saúde”. Simplesmente maravilhoso. Recomendo, vale a pena. Hospitais, assistência e inovações para a saúde. Viva o Rio Grande do Sul. O sinal verde aparece, a luz ilumina, o povo lê, os menos ruins superando os ruins.
Augusto Maldaner - Cerro Largo, via carta manuscrita

Os avisos da natureza

A natureza não vai parar de reagir e continua a nos avisar de que teremos precipitações extremas até a metade deste mês. A MetSul está advertindo que deverão ocorrer eventos com precipitação excessiva. Segundo os meteorologistas, as condições serão favoráveis ao registro de tempestades localizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Aqui, no RS, os acumulados vão ocorrer, precipitações como no município de Doutor Marcelino Ramos, na quinta-feira passada. Resumindo: poderão ocorrer nesta semana eventos como inundações e enchentes. A natureza não vai parar de nos mostrar que tudo como está não pode ficar. 
Roberto T. da Silveira - Porto Alegre, via e-mail

Resposta do DMLU

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), agradece o alerta de leitor feito na edição de sexta-feira (10/11) sobre o lixo próximo aos contêineres da coleta automatizada e informa que estes são para descarte exclusivo de resíduos orgânicos e rejeitos. A colocação de materiais recicláveis nos recipientes por uma parcela da população acaba estimulando a ação de catadores informais. Para o descarte de recicláveis há a coleta seletiva. O serviço ocorre três vezes por semana nos bairros atendidos pela coleta automatizada e a disposição para a seletiva deve ser feita junto ao alinhamento de cada imóvel, e não dentro ou ao lado dos contêineres. Essa disposição incorreta é infração grave, com multa de cerca de R$ 3,7 mil. O Serviço de Fiscalização do DMLU atua ostensivamente para inibir irregularidades. 
Assessoria de Comunicação/DMLU - Porto Alegre, via e-mail 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895