Descontrole de ruídos, golpes, BR 290 e Trensurb

Descontrole de ruídos, golpes, BR 290 e Trensurb

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Renato Panattieri

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Descontrole de ruídos

A zona norte de Porto Alegre, nos bairros São João e Santa Maria Goretti, é pródiga e bem servida por dezenas de oficinas mecânicas de chapeação e afinação de motores de carros de passeio e até de corridas. Basta rodar pelos bairros e ver dezenas, centenas de automóveis e caminhonetas estacionados nos meios-fios, sobre as calçadas, porque a maioria das oficinas não têm espaços suficientes para acomodar seus clientes. O pior cenário, no entanto, são aquelas que fazem testes de motores a qualquer hora do dia, uma afinação de motores que mais parecem turbinas de avião, tamanho é o ruido das acelerações. Será que não existe fiscalização para evitar estes abusos? Já passou da hora de a EPTC, a fiscalização da saúde pública e o Detran autuarem tais oficinas. Como está não pode ficar. O mesmo vale para metalúrgicas e funilarias que usam prensas e manuseio de chapas com ruídos acima dos decibéis permitidos. O trabalho é importante, mas a saúde é prioridade.
Ramiro Nunes de Almeida Filho, Porto Alegre, via e-mail

Golpes

Com os títulos “Prevenção contra golpes”, “Golpistas e bancos”, e “O que fazer?” na coluna Do Leitor (CP, 6/11), vemos que não existe segurança ao badalado modernismo do Pix. Há bancos que nada fazem. Pelo contrário, o estelionatário é protegido por sigilo, segundo informações. O melhor que o Banco Central podia fazer, em conexão com os bancos, seria cancelar até garantir maior segurança para essa modalidade e informação aos usuários. 
Elvio Nicola Rizzon, Porto Alegre, via e-mail

BR 290

Recentemente, o governo federal anunciou o início de obras emergenciais para a restauração da ponte sobre o Arroio da Bossoroca e, concomitantemente, dará atenção especial à restauração da BR 290, no trecho entre Caçapava do Sul e São Gabriel, devido à quantidade impressionante de buracos na pista. Existem crateras que, muitas vezes, impossibilitam aos motoristas desviar, resultando em danos aos veículos. Além dos buracos, a ausência de sinalização em trechos de Santa Margarida do Sul até São Gabriel é preocupante. O perigo se intensifica ao transitar pela BR 290 durante a noite, exigindo cuidados redobrados. Paralelamente, a ERS 630 também demanda manutenção por parte do governo do Estado. Em colaboração com o Daer RS, a Prefeitura de São Gabriel deu início ao conserto do asfalto (operação tapa-buracos) na ERS 630, visando garantir a segurança de produtores e demais usuários da via. A necessidade de reparos nesta estrada estadual não é recente; as reivindicações por melhorias se estendem por um longo período.
Guido Ávila, São Gabriel, via e-mail

Trensurb

“Passagem do Trensurb poderá ser paga com QR Code gerado no celular.” Boa! Agora falta reformar a infraestrutura e instalar elevadores e escadas rolantes para as pessoas de mobilidade reduzida.
Raul Almeida Germano, Santa Maria, via Instagram


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