‘Fúria das águas’, livros em São Gabriel, proteção para Guaporé e ‘o fundo dos mares’

‘Fúria das águas’, livros em São Gabriel, proteção para Guaporé e ‘o fundo dos mares’

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

publicidade

‘Fúria das águas’

Parece-me algo interminável o caos que as chuvas estão provocando no Interior, principalmente nas regiões Norte e Noroeste, que sofrem com a cheia do rio Uruguai, como mostra a capa do Correio do Povo do dia 20 ‘A fúria das águas’. As chuvas deverão provocar um grande volume de água e deverá ocorrer enchentes em cidades como São Borja, Itaqui e Uruguaiana. Gostaria muito que os meteorologistas estejam equivocados ou o tempo mude drasticamente e pare de chover. Em algumas cidades choveu tanto que há municípios com os equipamentos de água potável destruídos, ou seja, não há água potável disponível para beber. É difícil de acreditar.
José de Souza P. Lima, Porto Alegre, via e-mail

Livros em São Gabriel

A 15ª Feira Municipal do Livro de São Gabriel acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de outubro, no ginásio de esportes Champagnat, no horário das 9h às 20h. A solenidade de abertura acontecerá na quinta-feira, dia 26, às 13h30min. Haverá uma intensa programação envolvendo as escolas do município e lançamento de livros. A comunidade precisa prestigiar, pois o livro vem perdendo espaço para as redes sociais nos últimos tempos. Sem dúvida, ler é fundamental e é preciso incentivar as crianças e os jovens a ter o hábito da leitura. 
Guido Ávila, São Gabriel, via e-mail 

Proteção para Guaporé

Se a região de Guaporé e os que acompanham o Vale do Taquari ficarem de braços cruzados e permitirem a construção de mais mini-hidrelétricas haverá a destruição de nossas matas atlânticas e toda a biodiversidade. Deveríamos colher assinaturas para impedir essas construções que irão afetar as bacias do Jacuí, Taquari e Carreiro. Imaginem se acabarmos com o nosso bem precioso que é água.
Renato da Rocha, Guaporé, via e-mail

‘O fundo dos mares’

Concordo plenamente com o leitor José Pedro Naisser que escreveu sobre “O fundo dos mares” (CP, 19/10). Além de todos os problemas com a degradação das florestas e a contaminação dos rios pelo mercúrio dos garimpeiros, em busca de ouro, há a mineração no fundo dos oceanos e todos os problemas inerentes deste tipo de exploração. Conforme o leitor, a Agência Nacional de Mineração já recebeu mais de 700 processos minerários ativos para exploração na costa brasileira. Os oceanos já têm problemas suficientes com a pesca de arrasto e o descarte de milhões de toneladas de plástico nas águas oceânicas. Chega de poluição.
Ramiro A. Santos, Porto Alegre, via e-mail


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895