Julho, o mais quente, aliança amazônica, preservar biomas, reajuste dos médicos e visitas íntimas

Julho, o mais quente, aliança amazônica, preservar biomas, reajuste dos médicos e visitas íntimas

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

publicidade

Julho, o mês mais quente

O observatório Copernicus confirmou o que todos temíamos, que o mês de julho batesse o recorde de o período mensal mais quente já registrado no planeta Terra com uma temperatura média de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, com uma série de ondas de calor que provocaram mortes e recordes de temperatura em vários continentes. A temperatura de 1,5°C é o limite mais ambicioso estabelecido pelo Acordo de Paris de 2015 para limitar o aquecimento global. No entanto, ainda poderemos ter, conforme o observatório, mais recordes de temperatura até o final do ano devido ao desenvolvimento do fenômeno cíclico El Niño sobre o oceano Pacífico. O que pensávamos décadas atrás do que poderia acontecer somente a partir de 2050 já está ocorrendo.
Bianca S. Napoli, Porto Alegre, via e-mail

Aliança Amazônica

Os oito países que cercam a Amazônia, sob a liderança do Brasil, decidiram lançar uma aliança regional na tentativa de combater o desmatamento. O objetivo é ambicioso, o de evitar que a maior selva tropical do mundo atinja o ponto de "não retorno". Os sete países vão discutir estratégias comuns de combate ao desmatamento, o crime organizado e o desenvolvimento sustentável na floresta. Espero que, de fato, comecem a resolver os problemas da região amazônica.
Saul R. D. Silva, Porto Alegre, via e-mail

Preservar os biomas

O desmatamento caiu 66% em julho, mês de alta destruição na Amazônia. Ótima notícia! Precisamos preservar. Está na hora de as pessoas despertarem para a necessidade de preservar nossos principais biomas.
Lauro Kahl, Porto Alegre, via Instagram

Reajuste dos médicos

IPE Saúde: R$ 140 milhões devem ser destinados para reajustes da tabela dos médicos. Só que os funcionários estaduais não recebem aumento faz muitos anos e ainda terão aumento no desconto do Instituto de Previdência do Estado. Resta saber se vai sobrar dinheiro para viver, comer, morar.
Evelise Czamanski Schreiner, Porto Alegre, via Instagram

Visitas íntimas

A Duque de Caxias foi bloqueada para circulação de moradores e com uma barulheira infernal devido a um pequeno grupo de mulheres reivindicando visitas íntimas para seus companheiros/maridos presidiários. Ora, esses homens estão presos porque roubaram, traficaram, mataram ou sequestraram. Não deveriam ter privilégios.
Janice Sfreddo, Porto Alegre, via e-mail


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895