Editorial

Descobrindo novos talentos e aptidões desde muito cedo

Os jovens podem se inserir em segmentos estratégicos para desenvolver o país.

Muitas vezes, comenta-se que a fase mais importante da vida é a infância, porque é ela que vai garantir uma estabilidade emocional para o adulto no futuro, com uma autoestima boa e com a convicção de ter tido proteção e afeto na sua trajetória de pessoa formada com valores positivos e com bons exemplos. Nesse seu estágio de preparação para ser um futuro cidadão, cabe também despertar nas crianças e adolescentes um interesse por uma carreira e por uma vocação que possa ajudá-los a ser um profissional realizado, contribuindo também para o desenvolvimento do país.

Os segmentos em que os jovens podem se inserir desde cedo são vários, muitas estratégicos para levar o Brasil a um novo patamar no cenário global. Elas envolvem ciências e tecnologia, que tem baixa participação da juventude; sustentabilidade, com os desafios ambientais e a falta de educação ecológica; leitura e escrita, com déficits de alfabetização funcional; empreendedorismo, que demanda mais inovação e geração de renda local; e idiomas, que constituem uma barreira na busca de inserção no cenário internacional, com oportunidades na interação com outras nações. Para se atingir essas metas, é necessário que o poder público e a sociedade civil estimulem desde cedo, nas famílias, nas escolas e nas comunidades, o interesses dos infantes em determinadas áreas do conhecimento. Projetos e programas voltados para esse público-alvo são fundamentais, principalmente nos ensinos fundamental e médio, sem esquecer de lançar as bases já por ocasião do ensino infantil, fazendo com que esse interesse perpasse por toda a educação básica.

A economia brasileira, graças ao empenho de várias gerações que nos antecederam, está hoje entre as dez maiores do mundo. Cabe aos que vão nos suceder melhorar esse desempenho e gerar mais emprego e renda. Para tanto, urge fomentar desde cedo as aptidões dos nossos futuros talentos. Esse aprendizado, por certo, será um processo de benefícios para todos.

Artigos - 13/10/2025 | 6:00

Correio do Povo, a inspiração

Artigos - 10/10/2025 | 6:00

O futuro de Viamão se constrói com diálogo

Do Leitor - 10/10/2025 | 6:00

130 anos