Todos os dias são das crianças

Todos os dias são das crianças

Para pais, mães e responsáveis o mais importante é entender que o Dia das Crianças é uma data que vai além da pura e simples distribuição de presentes. É possível aproveitar o evento para entender a relação com crianças.

Correio do Povo

publicidade

Neste 12 de outubro comemora-se no Brasil o Dia das Crianças. Essa data foi criada por um decreto sancionado em 1924, durante a Primeira República. É comum a frase “as crianças são o futuro do mundo”. Essa é uma afirmação que convida à reflexão coletiva sobre a realidade da infância, principalmente na América Latina – uma região com níveis elevados de pobreza e onde muitas famílias não possuem acesso a cuidados médicos de qualidade. Infelizmente, nem todas as crianças brasileiras têm acesso a direitos básicos garantidos por lei, como habitação, alimentação, educação, segurança e assistência médica, além de vacinação, que é garantida pelo SUS. E tudo isso é um problema de todos nós.

Principalmente para pais, mães e pessoas responsáveis o mais importante é entender que o Dia das Crianças é uma data que vai além da pura e simples distribuição de presentes. É possível aproveitar o evento para entender melhor a relação entre adultos e filhos no mundo moderno e também para conscientizar os pequenos em relação a questões referentes a essa fase frágil de suas vidas.

Assim, conversar sobre a origem do Dia das Crianças, educação e empatia é essencial. Mas não apenas isso. E toda essa atenção aos nossos infantes não deve se limitar ao 12 de outubro, mas sim sempre, pois todos os dias são das crianças. É preciso que os mais novos tenham hoje e em todos os dias de suas vidas enquanto crianças, além de preparo para lidar com o mundo adulto, a devida orientação para se relacionar com as pessoas. Principalmente com as mais vulneráveis, como as acometidas por doenças e dificuldades psicomotoras. Uma boa maneira de aproveitar o Dia das Crianças é apresentando a literatura a elas. Livros são excelentes educadores e ajudam os mais novos a entenderem melhor o mundo em que vivem. Portanto, além de brinquedos, uma ótima alternativa é presentear com livros, pois eles poderão ser aproveitados o tempo todo não só pelas crianças que os recebem, mas por seus amigos, colegas e vizinhos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895