Desrespeito com os idosos

Desrespeito com os idosos

Há denúncias feitas ao Disque 100 que mostram que só nos três primeiros meses deste ano, foram mais de 65 mil denúncias de violência contra idosos. Um aumento de 97% nos casos notificados em todo o país.

Correio do Povo

publicidade

A notícia de que a Polícia Civil localizou, nessa terça-feira, um imóvel que, conforme denúncias, seria uma clínica geriátrica clandestina na área rural de Taquara chocou os gaúchos. Mas não surpreende. Isso ocorreu apenas dois dias após o Dia Nacional do Idoso, comemorado domingo. A ação da polícia de Taquara é parte da Operação Virtude, desencadeada em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com foco na proteção a idosos.

Denúncias contra abusos e desrespeitos contra idosos têm sido recorrentes e denunciados constantemente. Muitos ocorrem em casas de acolhimento, clínicas geriátricas e lar de idosos muitas vezes clandestinos. Informações anônimas recorrentes dão conta que, muitas vezes, os idosos ao ingressarem nesses estabelecimentos têm seus documentos, cartões de benefícios e de aposentadoria retidos pelos administradores para custear as despesas. Só que na maioria das vezes o gasto com cada interno é bem inferior ao valor total de suas aposentarias e pensões. 

No caso em tela, foram encontrados dez idosos em condições desumanas, desnutridos, desidratados, em situação precária e degradante e duas das vítimas são paraplégicas. Serão apuradas denúncias sobre torturas, retenção de documentos, ocultação de cadáver, crimes contra a dignidade sexual, cárcere privado e maus tratos.

Há denúncias feitas ao Disque 100 que mostram que só nos três primeiros meses deste ano, foram mais de 65 mil denúncias de violência contra idosos. Um aumento de 97% nos casos notificados no país. Os dados reportam que as maiores violências sofridas pelos idosos são físicas, psicológicas, sexuais, de abandono e discriminação. Não raro, idosos são trancafiados como animais, deixados à míngua. Esses maus tratos e desrespeito aos idosos acontecem não só nessas clínicas ou lares, mas muitas vezes no âmbito de seus familiares e parentes. Por isso, urge que as pessoas que tenham conhecimento de qualquer abuso a idosos em sua comunidade avisem a alguma autoridade. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895