Ações meritórias pelo meio ambiente

Ações meritórias pelo meio ambiente

Todas as iniciativas, desde as mais simples até as mais complexas, são importantes para criar uma consciência ambiental e, o mais relevante, fundamentar investimentos e programas em prol da natureza.

publicidade

Apesar do amplo debate, o tema da preservação ambiental ainda carece de ações efetivas desde as comunidades até as nações, envolvendo o mundo todo nesta questão tão crucial para o futuro da humanidade. Todas as iniciativas, desde as mais simples às mais complexas, são importantes para criar consciência ambiental e, o mais relevante, fundamentar investimentos e programas em prol da natureza. Aqui se pode fazer analogia com uma frase geralmente atribuída ao escritor Leon Tolstói no sentido de que preservar na aldeia é também preservar no planeta. Sim, porque, com cada um fazendo a sua parte, aumentam as chances de todos serem universalmente beneficiados.

Nesse sentido de união, é muito importante quando existem projetos que envolvam o poder público e a iniciativa privada. Foi assim com a Ecobarreira, colocada em Porto Alegre na foz do arroio Dilúvio para impedir que o lixo chegue às águas do Guaíba. O êxito foi muito grande e milhares de toneladas de excedentes já foram retiradas do curso d’água, tais como garrafas PET, papel de bala, capacetes de motocicleta, pneus, aparelhos de televisão, sofás, pedaços de madeira, plástico e isopor, entre outros. Agora, os gaúchos estão recebendo uma outra boa notícia: a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) anunciou a abertura de uma unidade de triagem em São Leopoldo, a maior do Estado, com investimento de R$ 27 milhões e geração direta de 80 postos de trabalho, com foco no aproveitamento de uma mão de obra que já atua de forma vulnerável no segmento da reciclagem. O objetivo é reaproveitar excedentes, para que voltem à cadeia produtiva, e gerar energia numa usina instalada no local.

Os exemplos acima devem fazer parte de uma rede de cuidados que deve iniciar em casa, na separação do lixo seco e do orgânico, passando pela recepção em unidades adequadas, com escopo em políticas públicas eficientes em diversas escalas, desde o planejamento até a execução. Traçar objetivos comuns pela sustentabilidade nunca foi tão estratégico e necessário.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895