A perpetuação das organizações com base na reputação

A perpetuação das organizações com base na reputação

Sempre é bom lembrar que inovação vem das pessoas.

Felipe Homem

publicidade

Buscar a perpetuação das organizações é um desafio cada vez maior, haja vista a velocidade das mudanças, que faz com que as organizações tenham que se reinventar constantemente. Mas como ser eficiente para conseguir ser flexível a ponto de manter instituições longevas e com excelente reputação? Talvez existam muitos caminhos, mas entendo que três elementos são essenciais. 

Inicia-se com o desenvolvimento de uma sólida política de governança com processos de gestão robustos e íntegros, levando em consideração as necessidades e expectativas de diversos stakeholders, demonstrando padrões éticos elevados, transparência e comunicação clara. Organizações que atuam com uma boa governança terão êxito nessa dura e longa jornada de construção da sua reputação. 

O outro elemento é a inovação, que, por meio de uma abordagem ágil, as organizações podem responder mais rapidamente às mudanças do mercado e aproveitar oportunidades de maneira mais eficiente que seus concorrentes. Sempre é bom lembrar que inovação vem das pessoas.

Falando nelas, temos o mais importante dos elementos: as pessoas. Os funcionários, por exemplo, são chave para que os processos de inovação aconteçam. Entretanto, deve-se promover uma cultura organizacional que valorize a criatividade, o pensamento crítico, a colaboração e o incentivo ao risco gerenciado, combinado com um time de profissionais que possuam características como flexibilidade e resiliência. As pessoas são força motriz por trás das ideias inovadoras. A reputação de uma organização é uma avaliação geral da percepção que as pessoas têm sobre ela baseada na confiança e na credibilidade, sejam seus funcionários, clientes e a sociedade como um todo. 

Portanto, uma cultura que valoriza as pessoas, com governança consistente e um foco estratégico na inovação são elementos interdependentes para o sucesso empresarial sustentável. Gerenciar ativamente esses elementos e manter um compromisso consistente com a excelência contribui para o desenvolvimento de uma reputação positiva.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895