TJRS conectado com as principais tendências tecnológicas para a próxima década

TJRS conectado com as principais tendências tecnológicas para a próxima década

Antecipando Tendências Tecnológicas para a Transformação Digital

Desembargador Alberto Delgado Neto e Alsones Balestrin

publicidade

Renomado por sua capacidade de antecipar tendências tecnológicas relevantes, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul marcou presença no Gartner IT Symposium 2023, ocorrido em Orlando, nos EUA, entre 16 e 19 de outubro. Em quatro dias, mais de oito mil participantes puderam conhecer as principais tecnologias de informação e comunicação que definirão o futuro das instituições e da sociedade para a próxima década. As tendências apresentadas ratificam algumas convicções sobre eixos estratégicos de transformação digital que o TJRS já está investindo e, seguramente, serão priorizados nos próximos anos, entre eles a computação em nuvem, inteligências de dados e artificial, segurança cibernética e governança da tecnologia e inovação.

A sinergia e interdependência entre esses cinco eixos demanda das instituições uma perspectiva sistêmica e complementar para suportar novos modelos de negócios. A computação em nuvem oferece a infraestrutura para a inteligência de dados operar, enquanto a inteligência artificial potencializa a análise desses dados, proporcionando automatização e insights mais profundos para a tomada de decisão. Frente a todas essas oportunidades de tecnologias e de inovação, a segurança cibernética atua como guardiã, protegendo infraestruturas de nuvem e garante a integridade e privacidade dos dados. Também monitora e soluções baseadas em IA contra vulnerabilidades e ameaças externas. Já a governança promove compliance e a utilização ética e transparente das tecnologias dentro do uso efetivo e republicano dos investimentos públicos.

O Gartner IT Symposium 2023 lançou luz no caminho das tecnologias que irão impactar a sociedade na próxima década e que deverão estar na pauta estratégica em 2024. Para o TJRS, esta jornada de transformação digital visa, sobretudo, a melhorar a experiência do usuário do Poder Judiciário, por meio de uma justiça mais ágil, transparente, resolutiva e inclusiva!


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895