Vinho é arte: um brinde aos enólogos

Vinho é arte: um brinde aos enólogos

Um profissional da área precisa conhecer diversos elementos, desde matemática e física, até geologia, botânica e climatologia.

Augusto Stuani Salvador

publicidade

Responsável por fazer a magia acontecer, o enólogo é quem transforma a uva em vinho. Um enólogo profissional é quem se dispõe a estudar e a se dedicar à elaboração dos vinhos, sendo responsável, na maioria das vezes, por todas as etapas do processo. Os enólogos conhecem todos os métodos relacionados à produção da bebida e seu padrão. Assim, tem seu trabalho totalmente ligado à tecnologia e ciência. 

A enologia se profissionalizou no mundo, em 1876, quando a primeira escola surgiu na Itália. No Brasil, o primeiro curso foi fundado aqui no Rio Grande do Sul, 83 anos depois, em 1959. Desde então, o enólogo é responsável pela elaboração dos vinhos, que vai muito além do plantio das uvas. O trabalho inclui, por exemplo, a análise e a escolha do terroir, a posição solar, o método de condução de vinhedo, passando ainda pela definição da técnica de vinificação, cortes e tempo de amadurecimento. Também é esse profissional quem deve conhecer os métodos de colheita e plantio, fermentação, engarrafamento e envelhecimento. 

Nenhuma vinícola existe sem um enólogo, por isso, não basta ser um fiel apreciador de vinhos, é preciso se profissionalizar com um curso técnico ou completar a graduação em agronomia ou enologia. Um profissional da área precisa conhecer diversos elementos, desde matemática e física, até geologia, botânica e climatologia. Além disso, com as constantes mudanças climáticas, é importante que o profissional esteja sempre atento e se atualizando sobre situações que podem influenciar a produção. 

Atualmente, enólogos brasileiros atuam em diversos países e, de acordo com a Associação Brasileira de Enologia, existe um importante intercâmbio de informações e experiências entre o Brasil e demais países. Conhecer o profissional por trás da elaboração da sua bebida favorita, é uma maneira de garantir a procedência e a qualidade do vinho que você vai consumir. Por isso, devemos celebrar os cientistas do vinho, não só neste 22 de outubro, mas em todos os dias que degustarmos um bom produto. Um brinde aos profissionais que nos garantem bons momentos com vinhos! 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895