A Porto Alegre que queremos está acontecendo

A Porto Alegre que queremos está acontecendo

Um Novo Horizonte - Revisando o Plano Diretor para o Futuro da Cidade

Ricardo Gomes

publicidade

Porto Alegre vive um momento de virada de chave. Por um lado, os porto-alegrenses envelhecem cada vez mais, reduzindo a população em idade ativa. De outro, o último Censo revelou algo preocupante: são 76 mil habitantes a menos do que em 2010. Os mais jovens passaram a procurar outras metrópoles para morar. São mudanças impactantes que afetam outras grandes cidades e exigem resposta efetiva. Por isso, estamos conduzindo um processo que transformará Porto Alegre: a revisão do Plano Diretor.

Mais do que uma exigência legal, é uma exigência histórica e um compromisso com o futuro da Capital. 

Um trabalho com diálogo, ouvindo as pessoas em um amplo estudo para avaliar a cidade que temos e projetar a Porto Alegre que queremos nas décadas que virão. Um processo feito com forte embasamento técnico, a partir de lições extraídas mundo afora pela consultoria EY. Foi realizado um profundo diagnóstico da realidade do município, além de serem propostas ações para enfrentar os desafios e aproveitar as potencialidades existentes. Afinal, qual a cidade que queremos? 

Uma Porto Alegre atrativa, competitiva, alegre, sustentável e acolhedora, principalmente para os mais vulneráveis. A revisão do Plano reduzirá os deslocamentos das pessoas e o custo da habitação, qualificará os espaços públicos e potencializará o uso do Guaíba. E além: trará mais dinamismo à economia, favorecendo a retenção e a atração de talentos, gerando oportunidades aos jovens.

É com essa clareza que guiaremos as ações que serão apresentadas nas próximas fases de discussão do Plano. Estamos vendo a cidade com lupa, com iniciativas para a realidade de cada região, para que todos tenham acesso à infraestrutura básica, ao lazer e às oportunidades, conciliando o desenvolvimento à preservação dos recursos naturais. A hora de avançar é agora. Para além de visões políticas ou ideológicas, é preciso olhar verdadeiramente para a Porto Alegre que tanto amamos, numa perspectiva de união e bem comum. A transformação já está acontecendo. Nossa gestão age para impulsionar esse desafio. Vamos, juntos, avançar em uma cidade desenvolvida e preparada para atender às pessoas!


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895