Home care auxilia com cuidados especializados, mas não exclui o papel da família

Home care auxilia com cuidados especializados, mas não exclui o papel da família

Ainda é importante destacar que serviços de atendimento especializado em geral não eximem o papel da família nos cuidados diários.

Rogéria Rocha

publicidade

Há uma tendência de envelhecimento populacional no Brasil, como revelou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios realizada pelo IBGE. De acordo com os dados, entre 2012 e 2022, houve um aumento no percentual de pessoas acima de 60 anos no país. Diante dessa crescente, surgem dúvidas sobre cuidados com a população idosa desde o papel da família até alternativas para redução de hospitalizações e o auxílio de técnicos em enfermagem.

Alguns cuidados, voltados principalmente ao bem-estar, cabem às suas famílias e entre eles estão levar o idoso ao médico regularmente; manter e estimular uma dieta adequada, assim como a ingestão de água e prática de atividade física (no seu tempo e conforme sua capacidade); manter os cuidados com a saúde mental e psicológica; reafirmar os laços familiares e sociais; prevenir quedas e lesões; melhorar a comunicação; respeitar os direitos dos idosos, entre outros. 

O técnico em enfermagem pode sim auxiliar ao longo deste caminho, prezando pela segurança da pessoa idosa em todos os aspectos, ajudando a detectar qualquer alteração comportamental do idoso, estando atento a situações de dor e desconforto e preparado para prestar assistência imediata. Em casos de pessoas com enfermidades, existe a possibilidade de buscar o home care, um tipo de serviço de atendimento domiciliar, ofertado tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto via convênios e por meio de solicitação particular. O home care é uma alternativa para idosos com patologias e comorbidades que exigem cuidados médicos e de enfermagem diários, mas que não são indicados para estarem hospitalizados.

Existem diferentes tipos de assistências e o serviço traz como principais benefícios a redução considerável do risco de infecção e o aumento do bem-estar do paciente, visto que é notável a aceleração do processo de melhoria da saúde de pacientes que recebem tratamento em casa. Os profissionais da área têm como principais atribuições os cuidados médicos, de enfermagem e reabilitação, envolvendo a equipe multidisciplinar diariamente.

Vale lembrar que, antes de buscar um atendimento domiciliar, é preciso observar alguns pontos, como o grau de complexidade do paciente e grau de dependência do idoso, avaliar os serviços e procedimentos ofertados e analisar custos em caso de serviço particular. Ainda é importante destacar que serviços de atendimento especializado em geral não eximem o papel da família nos cuidados diários. Além de prezar pela saúde dos idosos, os familiares devem se manter presentes e ativos social e afetivamente na vida destas pessoas que, mais do que tudo, precisam de carinho, respeito e amor.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895